5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Dia de estatísticas: a OCDE revela a taxa de desemprego relativa a maio, o Banco de Portugal divulga estatísticas do setor financeiro e os Estados Unidos debruçam-se sobre o petróleo.

Os ministros europeus da Economia e das Finanças reúnem-se para mais um Conselho do Ecofin, no mesmo dia em que a OCDE revela novos dados sobre o desemprego dos países membros e o Banco de Portugal publica as estatísticas das instituições financeiras monetárias. Lá fora, os Estados Unidos lançam novos dados relativos ao mercado do petróleo.

Ministros da Economia e Finanças discutem malparado

Os ministros da Economia e Finanças da União Europeia reúnem-se, esta terça-feira, em Bruxelas, no Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros (Ecofin). Portugal estará representado por Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças. Entre outros assuntos, os ministros vão debater os níveis de crédito malparado na União, um assunto que tem estado no centro das atenções por parte das autoridades europeias.

OCDE revela novos dados do desemprego

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulga os dados das taxas de desemprego harmonizadas nos países da organização, relativos a maio. Em abril, a taxa de desemprego no conjunto dos países que integram a OCDE manteve-se nos 5,9%. Portugal é o país com a quarta taxa de desemprego mais elevada, nos 9,8%.

E Banco de Portugal divulga dados das instituições financeiras

Ainda no campo das estatísticas, o Banco Portugal publica as últimas estatísticas de instituições financeiras monetárias, relativas a maio, que permitirão conhecer a evolução dos depósitos e do crédito em Portugal. Os novos dados são divulgados numa altura em que o regulador da banca nacional considera que o setor está a recuperar, depois de os processos de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e do BCP terem reforçado o capital do sistema bancário, e num momento em que os níveis de crédito malparado estão a cair.

Petróleo: as reservas, as perspetivas e o investimento

No mercado das matérias-primas haverá vários dados relativos ao petróleo. O American Petroleum Institute divulga informação sobre as reservas norte-americanas, enquanto o departamento de energia norte-americano revela as perspetivas de curto prazo para o setor. Já a Agência Internacional de Energia publica um relatório sobre o investimento no setor energético.

Reguladores dos mercados ouvidos no Parlamento

Os reguladores dos mercados serão ouvidos, esta tarde, no Parlamento. Os responsáveis da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM) vão estar na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião