Incêndios levam a corte da A25 entre Chãs de Tavares e Fornos de Algodres

  • Lusa
  • 17 Julho 2017

A A25 foi cortada entre a freguesia de Chãs de Tavares, no concelho de Mangualde e Fornos de Algodres (Guarda). Presidente da Câmara de Alijó decreta Estado de Emergência Municipal.

A Autoestrada 25 (A25) foi cortada esta segunda-feira entre a freguesia de Chãs de Tavares, no concelho de Mangualde (distrito de Viseu) e Fornos de Algodres (Guarda), devido a incêndios florestais, disse a Guarda Nacional Republicana (GNR) à agência Lusa.

Segundo o oficial de operações da GNR, a A25 está “totalmente cortada” entre estas duas zonas, assim como entre a localidade de Pínzio, concelho de Pinhel, e Alto de Leomil (distrito da Guarda), nos dois sentidos.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda acrescentou que a autoestrada foi cortada pelas 19:53, devido à progressão do incêndio que começou pelas 13:15 em Rochoso, no concelho da Guarda, e alastrou para os concelhos vizinhos de Almeida e do Sabugal.

Uma fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse, também, que os veículos estão a ser impedidos de entrar na A25 e na Estada Nacional (EN) 16, que fazem a ligação entre Vilar Formoso e Guarda, logo na fronteira de Vilar Formoso.

O CDOS da Guarda adiantou, ainda, que um popular sofreu ferimentos ligeiros quando foi atingido pelas chamas na aldeia de Parada, no concelho de Almeida.

Segundo a mesma fonte, pelas 20:30, o incêndio, que começou numa zona de mato e de pinhal do concelho da Guarda, ardia “com grande intensidade”.

Pelas 20h55 a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil indicava que o incêndio da Guarda, que lavra numa zona de mato e de pinhal na área da freguesia de Rochoso e de Monte Margarida, continuava ativo e era combatido por 232 operacionais apoiados 80 viaturas e três meios aéreos.

Presidente da Câmara de Alijó decreta Estado de Emergência Municipal

O presidente da Câmara de Alijó, Carlos Magalhães, decretou esta segunda-feira o Estado de Emergência Municipal por causa do incêndio que lavra no Concelho desde a madrugada de domingo e que se mantém com três frentes ativas.

A Comissão Municipal da Proteção Civil esteve reunida esta noite no posto de comando instalado na Chã e, no final, o autarca anunciou que o Plano de Emergência Municipal foi ativado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incêndios levam a corte da A25 entre Chãs de Tavares e Fornos de Algodres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião