Exuberância nas bolsas? Não. BCE diz que estão baratas

  • ECO
  • 8 Agosto 2017

As bolsas europeias estão a valorizar. Há máximos, mas não há otimismo desmesurado por parte dos investidores. O BCE não vê risco de bolhas. Diz até que as ações estão baratas.

As bolsas sobem, sobem e sobem. Há um otimismo desmesurado por parte dos investidores? Nem por isso. Quem o diz é o Banco Central Europeu (BCE), que defende que o comportamento positivo dos mercados acionistas no Velho Continente não é excessivo — não há bolha. Reflete essencialmente o crescimento dos resultados das empresas, animadas pela recuperação da economia. As ações até estão baratas.

“Atendendo à média histórica, o prémio de risco das bolsas europeias é elevado, o que quer dizer que os ativos não estão caros”, refere o banco central liderado por Mario Draghi no seu último boletim económico, citado pelo Expansión.

Neste documento, o BCE compara esta variável, a do prémio de risco dos mercados — medido através do diferencial entre as ações e os ativos sem risco — com a expectativa em termos de remuneração acionista por parte das empresas cotadas. E conclui que os investidores estão a ser remunerados em consonância com o risco adicional assumido ao estarem expostos ao risco das ações.

Atendendo à média histórica, o prémio de risco das bolsas europeias é elevado, o que quer dizer que os ativos não estão caros.

BCE

O BCE recua alguns anos para suportar a sua perspetiva de que a valorização registada nos mercados acionistas europeus não é preocupante. Diz que o prémio de risco das bolsas, em plena bolha, estava em 2,5%, sendo que após a queda do Lehman Brothers passou para os 8%. Atualmente está em 7,8%.

Na perspetiva do banco central, que analisou os mercados europeus até ao final de 2016, a subida registada pelas praças europeias traduz apenas as expectativas crescentes dos investidores. É grande o otimismo em torno do crescimento dos resultados das cotadas, que por sua vez tenderão a entregar mais dividendos.

Esse otimismo assenta na recuperação da economia da região, que muito tem beneficiado do programa de compra de ativos que tem sido levado a cabo por Mario Draghi. Esses estímulos vão chegar ao fim em breve, mas o BCE não apresenta, neste documento, qualquer análise ao potencial impacto da retirada dos estímulos nos mercados acionistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exuberância nas bolsas? Não. BCE diz que estão baratas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião