Galp e Jerónimo Martins puxam PSI-20 para o verde

Num dia de fraca liquidez, foram os ganhos da Galp e da Jerónimo Martins que puxaram o índice português para terreno positivo.

A bolsa de Lisboa esteve grande parte do dia a negociar em terreno negativo, mas um movimento de inversão na Europa levou consigo o PSI-20 para um fecho ligeiramente positivo. Ajudaram as ações da Galp e da Jerónimo Martins, num dia marcado por fraca liquidez em resultado do período de férias.

O principal índice português encerrou em alta de 0,02% para 5.276,86 pontos. Foi à justa, mas o dia termina com ganhos, tal como entre os principais pares europeus. O Ibex-35 de Madrid somou 0,6%, num dos melhores desempenhos no Velho Continente. Em Frankfurt, Paris e Londres os ganhos foram mais modestos, entre 0,2% e 0,4%.

"A sessão da bolsa nacional foi ainda mais tranquila que as anteriores. Os volumes continuaram a decrescer assim como o número de notícias ou eventos capazes de suscitar a atenção dos investidores.”

Analistas do BPI

Por cá, as ações da petrolífera portuguesa fecharam a sessão a valorizar 0,35% para 14,21 euros, enquanto as da Jerónimo Martins encerraram a subir 0,53% para 17,05 euros. O desempenho destes dois setores — energético e retalhista — nesta terça-feira acabou por ser positivo, com a EDP e a REN a avançarem 0,10% e 0,11% respetivamente, e a Sonae a ganhar 0,51%. Só a EDP Renováveis, ainda no ressalto da OPA falhada, fechou o dia a desvalorizar 0,47% para 6,78 euros.

No prato negativo da balança desta sessão de terça-feira, incluem-se também as desvalorizações da Nos, que terminou a cair 0,69% para 5,49 euros, e do BCP, que perdeu 0,25% para 23 cêntimos.

“A sessão da bolsa nacional foi ainda mais tranquila que as anteriores. Os volumes continuaram a decrescer assim como o número de notícias ou eventos capazes de suscitar a atenção dos investidores”, consideram os analistas do BPI, no seu comentário de fecho de bolsa. “Assim, a tendência da sessão foi marcada pelo fluxo de ordens relativas a cada componente do índice.”

PSI-20 segue a Europa e encerra no verde

(Notícia atualizada às 17h10 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e Jerónimo Martins puxam PSI-20 para o verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião