OPEP revê em alta previsões de procura. Petróleo em Nova Iorque passa dos 50 dólares

O aumento da procura não vai, contudo, ser suficiente para fazer face ao crescimento da produção que continua a ocorrer.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reviu em alta as previsões para o aumento da procura de petróleo neste ano e no próximo, graças à aceleração do consumo de combustíveis e a uma presumível quebra da produção dos produtores concorrentes da OPEP. A revisão em alta está a impulsionar os preços do petróleo, que, em Nova Iorque, já ultrapassa os 50 dólares por barril.

No relatório mensal divulgado esta quinta-feira, o cartel estima agora que a procura cresça a um ritmo de 1,37 milhões de barris por dia. Já em 2018, a procura deverá aumentar em 1,28 milhões de barris por dia.

À boleia das novas previsões, o petróleo segue a valorizar nos mercados internacionais. O Brent, negociado em Londres, está a subir 1,01%, para 53,23 dólares por barril. O WTI, negociado em Nova Iorque, avança 0,93%, para 50,02 dólares por barril.

Apesar da revisão em alta da procura, a OPEP reconhece que os cortes de produção acordados no final do ano passado não estão a ser cumpridos por todos os membros do cartel. É o caso da Líbia e da Nigéria, que estão isentas destes cortes e, por isso, têm continuado a aumentar a produção. No mês passado, a Líbia aumentou a produção para os níveis mais elevados deste ano. Também a Nigéria tem vindo a aumentar a produção.

Assim, aponta o relatório da OPEP, o aumento da procura não vai ser suficiente para fazer face ao crescimento da produção que continua a ocorrer. Em julho, os 14 membro da OPEP produziram, no seu conjunto, 32,87 milhões de barris de petróleo por dia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPEP revê em alta previsões de procura. Petróleo em Nova Iorque passa dos 50 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião