Atualização dos resultados em Angola: MPLA desce mas vence

  • Lusa e ECO
  • 25 Agosto 2017

É uma segunda atualização: a Comissão Nacional Eleitoral de Angola confirmou a vitória de João Lourenço, mas baixou os votos do MPLA de 64,57% para 61,7%.

O MPLA venceu as eleições gerais angolanas com 61,70% dos votos, de acordo com a atualização dos dados provisórios da votação de quarta-feira divulgada pela Comissão Nacional Eleitoral, elegendo João Lourenço como o próximo Presidente da República.

De acordo com os dados avançados pela porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, quando estão escrutinados 9.114.386 votos (97,82% do total), o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) lidera a contagem nacional, com 4.071.525 votos (61,10%), seguido da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), com 1.780.038 votos (26,71%)

Com este resultado, que corresponde a um total de 150 mandatos para o MPLA, o partido no Governo em Angola consegue também manter a maioria qualificada (acima dos 147 deputados eleitos), apesar da forte quebra da votação face às eleições gerais de 2012.

Esta quinta-feira a CNE tinha divulgado pela primeira vez dados provisórios, que também davam a vitória ao MPLA com 64,57% dos votos. Seguia-se a UNITA, com 24,4% dos votos, e a CASA-CE, com 8,56%. A abstenção, informou ainda a CNE, terá sido de 23,17%.

Entretanto, João Lourença já reivindicou para si o título de “novo presidente” tendo por base os “primeiros resultados parciais”. No Twitter, o que para já parecer ser o vencedor das eleições, afirmou “a vitória é nossa”.

Há ainda 15 assembleias de voto, de três províncias angolanas, que só vão votar no sábado. Os resultados definitivos só serão conhecidos a 6 de setembro e a tomada de posse do novo Presidente da República de Angola decorrerá a 21 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atualização dos resultados em Angola: MPLA desce mas vence

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião