Há mais um jogador no clube dos 100 milhões

Mais uma transferência sensacional no futebol. Desta vez, é Dembélé o protagonista. Transfere-se do Dortmund para o Barcelona e junta-se ao clube dos jogadores avaliados em mais de 100 milhões.

Retorno de 700% no mercado? O Borussia de Dortmund está prestes a consegui-lo no mercado… de transferências. Depois de o PSG ter concretizado a compra de Neymar ao Barcelona por 222 milhões de euros, a equipa catalã procurava um substituto. Encontrou-o na Alemanha. Chama-se Ousmane Dembélé, um avançado francês de 20 anos pelo qual o Dortmund havia pago apenas 15 milhões há um ano. Transfere-se para a capital da Catalunha a troco de 105 milhões de euros.

De acordo com a imprensa alemã, o valor que o Barcelona paga ao clube alemão pode chegar aos 150 milhões de euros. Mas paga já 105 milhões, o que permite a Dembélé juntar-se ao restrito clube dos jogadores transferidos por mais de 100 milhões. Nesta lista exclusiva não está Ronaldo. Inclui Paul Pogba (105 milhões de euros da Juventus para o Manchester United, em 2016) e Gareth Bale (101 milhões de euros do Tottenham para o Real Madrid, em 2013).

O mercado de transferências só encerra no final do mês na maioria das ligas europeias e até lá poderá conhecer novo negócio acima 100 milhões de euros. Isto porque o Barcelona não está satisfeito com a alternativa à saída de Neymar e pondera avançar para a aquisição de Phillippe Coutinho, do Liverpool.

De acordo com o Mundo Deportivo (acesso livre/conteúdo em espanhol), a última proposta que chegou à cidade dos Beatles atingiu os 125 milhões de euros, que foram insuficientes para convencer os responsáveis britânicos a libertar o avançado brasileiro. Um cheque mais chorudo espera-se nos próximos dias.

Éderson chega ao top-5 em Portugal

Foi o guarda-redes mais caro da história da Premier League. Ederson transferiu-se este verão para os ingleses do Manchester City por 40 milhões de euros proveniente do Benfica. Mas o negócio mais caro de sempre envolvendo clubes portugueses continua a ser o de James Rodríguez, que em 2013 rendeu 45 milhões ao FC Porto.

De acordo com o site especializado Transfermarkt, as maiores transferências na liga portuguesa incluem ainda João Mário (Sporting-Inter Milão), Hulk (FC Porto-Zenit), Witsel (Benfica-Zenit) e Falcão (FC Porto-Atlético Madrid). Todos estes negócios foram realizados por 40 milhões de euros. Não estão descontados montantes relativos a comissões ou outros direitos, como de formação.

As transferências mais caras de sempre

(Notícia atualizada às 16h35 com valores oficiais da transferência de Dembélé)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais um jogador no clube dos 100 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião