Impresa promete proteger trabalhadores na venda das revistas

  • Lusa e ECO
  • 7 Setembro 2017

A dona da SIC está a receber "dezenas" de propostas de compra para o seu portefólio de publicações. Promete contudo privilegiar as que incluam os trabalhadores.

O grupo Impresa comprometeu-se esta quinta-feira a “privilegiar ofertas de compra que incluam os trabalhadores” das 13 publicações que pretende vender, relativamente às quais diz já ter recebido “cerca de uma dezena” de propostas, divulgou o Sindicato dos Jornalistas.

Esta quinta-feira a Impresa oficializou que está a avaliar o portfólio de publicações, “tendo para o efeito efetuado contactos exploratórios junto de potenciais interessados” diz o comunicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Em comunicado emitido após uma reunião com o presidente da Comissão Executiva do grupo Impresa a propósito do futuro das revistas do grupo, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) diz ter obtido destes responsáveis “o compromisso de privilegiar as ofertas de compra para as 13 publicações à venda que incluam os trabalhadores desses mesmos títulos”.

Na reunião, os responsáveis do grupo Impresa adiantaram ter recebido “cerca de uma dezena” de propostas de compra que dizem pretender agora analisar “o mais rápido possível”, mas sem se comprometerem com um prazo para conclusão do processo. O número de interessados – que revelaram ser “desde grupos de média a empresários individuais” – foi considerado por ambos como “um indicador positivo”. “Francisco Pinto Balsemão e Francisco Pedro Balsemão reconheceram contudo que ‘a situação é preocupante’ e frisaram que manter um jornalismo independente implica obter dinheiro para o financiar”, revelou ainda o Sindicato.

A venda das publicações Visão, Visão Júnior, Visão História, Caras, Caras Decoração, Activa, Exame, Exame Informática, Telenovelas, TV Mais, Courrier Internacional, Blitz e Jornal de Letras foi justificada pela Impresa como fazendo parte de uma estratégia de “reposicionamento” do grupo. De fora do processo estão o canal de televisão SIC e o semanário Expresso, tendo Francisco Pinto Balsemão e Francisco Pedro Balsemão garantido ao SJ que “não estão no horizonte outras operações”.

A Impresa anunciou a 23 agosto a venda de todas as publicações (excluindo o Expresso) do grupo, onde trabalham mais de uma centena de pessoas, na maioria jornalistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Impresa promete proteger trabalhadores na venda das revistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião