Défice comercial agrava-se. Importações crescem quase o triplo das exportações

As importações portuguesas aumentaram 12,8% em julho, enquanto as exportações apesar de crescerem apresentaram uma variação positiva de apenas 4,6%.

O saldo comercial português agravou-se em julho. Segundo o INE, as importações portuguesas aumentaram 12,8% nesse mês, superando o crescimento das exportações. O aumento das importações é quase três vezes maior do que o das exportações, o que fez disparar novamente o défice da balança comercial.

“O défice da balança comercial de bens situou-se em 1.057 milhões de euros em julho de 2017, o que representa um aumento de 446 milhões de euros face ao mês homólogo de 2016″, explica o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este agravamento resulta sobretudo do forte aumento das importações. Apesar de as exportações terem aumentado 4,6%, em julho, o crescimento das importações foi bastante superior, tendo atingido os 12,8%, em termos homólogos. No mês anterior, as exportações de bens tinham crescido 6,7%, enquanto as importações tinham acelerado 6,6%.

Grande parte da justificação para o agravamento do défice da balança comercial resultou do aumento da fatura das importações de combustíveis. “Excluindo os combustíveis e lubrificantes a balança comercial atingiu um saldo negativo de 625 milhões de euros, correspondente a um acréscimo de 219 milhões de euros em relação ao mesmo mês de 2016″, explica o organismo público de estatísticas. Sem o efeito dos combustíveis, as exportações aumentaram 5,1%, em julho. No caso das importações, o resultado aponta para uma subida de 9,4%.

Défice comercial agrava em 2017

Nas importações, todas as categorias económicas registaram aumentos face ao mês homólogo de 2016, mas o crescimento nos combustíveis e lubrificantes destaca-se: 45,8%. No que respeita às exportações, o destaque recai sobre os aumentos registados nas categorias de fornecimentos industriais (8,1%) e outros bens de capital (18,6%).

Avaliando a evolução da balança comercial numa base trimestral, os cálculos do INE apontam para que nos três meses terminados em julho, as exportações e as importações tenham crescido respetivamente 9% e 13,4% face ao período homólogo.

O défice comercial português acumulado no ano atingiu em julho 7.480 milhões de euros. Este valor supera em 1.677 milhões o valor que se registava em igual período do ano passado.

(Notícia atualizada às 10h50 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Défice comercial agrava-se. Importações crescem quase o triplo das exportações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião