Governo dá luz verde à Estratégia para o Turismo 2027

  • Lusa
  • 21 Setembro 2017

A sustentabilidade do Turismo em Portugal é um dos pontos fortes do plano para o setor até aos próximos dez anos.

O Conselho de Ministros aprovou hoje a Estratégia para o Turismo 2027, que estabelece “ações e objetivos” para o setor na próxima década para posicionar Portugal como “um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”.

Importa garantir que o turismo se afirma cada vez mais como uma atividade sustentável, que valoriza os recursos naturais do país e que contribui para a criação de emprego e de riqueza e para a promoção da coesão territorial e social”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros hoje divulgado.

“Nesse sentido – acrescenta – revela-se essencial a construção de uma estratégia concertada de longo prazo que permita assumir opções claras e estáveis que promovam a confiança e garantam a mobilização dos recursos necessários para a implementação de um plano que posicione Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”.

Segundo salienta o Governo, “o turismo é um instrumento determinante para a promoção da coesão territorial e para a criação de emprego e de riqueza”, tendo em 2016 atingido “números recorde na economia nacional, representando 16,7% das exportações de bens e serviços e 49% das exportações de serviços”.

O saldo da balança turística ascendeu a 8,8 mil milhões de euros [em 2016], refletindo, a par do crescimento da procura externa, a dinamização do mercado interno com mais portugueses a fazer férias em Portugal”, refere.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo dá luz verde à Estratégia para o Turismo 2027

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião