Trabalhadores com mais de 65 anos estão a aumentar. Já há 257 mil

  • ECO
  • 21 Setembro 2017

Os 257,6 mil trabalhadores com mais de 65 anos representam 5,4% da população empregada total, um valor que só é possível encontrar recuando dois anos.

O envelhecimento da população está a ter reflexo na população empregada. O número de trabalhadores com mais de 65 anos está a aumentar e, no final do segundo trimestre deste ano, havia 257,6 mil pessoas deste grupo etário que estavam empregadas, mais 42 mil do que no início do ano passado.

Os cálculos são do DN/Dinheiro Vivo, que dá conta de que este grupo da população empregada tem vindo a sofrer oscilações mas, nos últimos meses, a tendência tem sido de crescimento. Os 257,6 mil trabalhadores com mais de 65 anos representam 5,4% da população empregada total, um valor que só é possível encontrar recuando dois anos e que representa uma subida de 10,5% face a junho de 2016.

Alargando a análise temporal, contudo, a preferência dos empregadores por trabalhadores mais jovens também tem reflexo. “O número de pessoas empregadas com mais de 65 anos tem vindo a diminuir” em termos de tendência geral, segundo o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

No entanto, importa lembrar que a população empregada mais velha deverá aumentar ainda mais nos próximos tempos, já que, no próximo ano, a idade normal de acesso à reforma vai voltar a aumentar, para 66 anos e quatro meses, fruto da evolução da esperança média de vida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores com mais de 65 anos estão a aumentar. Já há 257 mil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião