As dez maiores empresas do mundo são tecnológicas

  • ECO
  • 22 Setembro 2017

As empresas tecnológicas ocupam os dez primeiros lugares das maiores do mundo dos últimos dez anos. A Apple lidera e a Microsoft mantém-se novamente nas cinco primeiras.

As dez maiores empresas do mundo dos últimos dez anos são tecnológicas. A Apple lidera a tabela e a Microsoft mantém-se nas cinco primeiras, pela segunda década consecutiva. As empresas energéticas e petrolíferas perderam o pódio.

Um estudo realizado pelo site alemão de estatísticas Statista (acesso livre, conteúdo em alemão, francês e espanhol) mostrou que as dez maiores empresas do mundo dos últimos dez anos (2007-2017) são todas tecnológicas.

A Apple ocupa o primeiro lugar, sendo atualmente a maior empresa do mundo, avaliada em 836 mil milhões de dólares. Um pódio que se deve ao décimo aniversário do iPhone (conteúdo em inglês), segundo a Bloomberg.

A Alphabet, a Microsoft, o Facebook e a Amazon ocupam os restantes lugares das cinco maiores. A Alphabet, a matriz da Google, é avaliada em 646 mil milhões de dólares, um valor que supera ligeiramente todo o valor da Bolsa Espanhola (ligeiramente acima dos 500 mil milhões).

A Microsoft conseguiu manter a posição de terceira maior empresa do mundo nas últimas duas décadas. Liderada por Bill Gates, a empresa tem uma capitalização bolsista de 582 mil milhões de dólares.

Por sua vez, a empresa fundada por Mark Zuckerberg ocupa o quarto lugar deste ranking, valendo 500 mil milhões de dólares. O Facebook conseguiu subir até esta posição em apenas cinco anos, altura em que entrou para a Bolsa (2012).

A Amazon encerra esta tabela das cinco maiores, avaliada em 400 mil milhões de dólares. As ações da transportadora negoceiam perto dos 990 dólares (cerca de 831 euros), no entanto, há uns meses, já conseguiram ultrapassar a fasquia dos mil dólares. Estes dados traduzem-se numa valorização de 5.400% desde que empresa entrou para a bolsa. Na estreia as suas ações valiam 18 dólares (cerca de 15 euros).

Contrariamente ao verificado no período anterior a dez anos, quatro das cinco maiores empresas do mundo pertenciam ao setor da energia (General Electric) e do petróleo (ExxonMobil, PetroChina e Royal Dutch Shell). A única exceção foi mesmo a Microsoft.

As dez maiores empresas do mundo dos últimos dez anos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As dez maiores empresas do mundo são tecnológicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião