Trump propõe reforma fiscal que baixa IRC de 35% para 20%

  • Lusa
  • 27 Setembro 2017

A proposta também prevê o fim do imposto de sucessão, a redução para três escalões no IRS, o aumento das deduções fiscais para as famílias com filhos e uma nova dedução para os adultos dependentes.

A proposta de reforma fiscal apresentada esta quarta-feira pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, inclui uma descida do IRC para 20%, o fim do imposto de sucessão e a redução para três escalões no IRS.

O programa hoje apresentado tem como título ‘Plano unificado para corrigir o nosso falido código fiscal’, e foi apresentado como a maior reforma fiscal desde 1980.

Além da redução do imposto pago pelas empresas, de 35% para 20%, a nova proposta reduz de sete para três os escalões da tributação sobre o rendimento individual, para 12, 25 e 35%, mas ainda assim acima dos 15% prometidos às empresas por Trump durante a campanha eleitoral.

“O objetivo é voltar a tornar os Estados Unidos competitivos a nível global, e oferecer um alívio discal à classe média e aos empresários”, explicou um funcionário governamental citado pela agência de notícias espanhola Efe, que deu conta da disponibilidade do Presidente para aceitar acertos ao plano.

Além das mexidas nos escalões do IRS e nas taxas do IRC, Donald Trump propõe ainda aumentar as deduções fiscais para as famílias com filhos e criar uma nova dedução para os adultos dependentes, como pessoas idosas ou doentes.

A reforma fiscal apresentada hoje pelo Presidente é a grande iniciativa de Trump antes do final do mandato, e segue-se ao fracasso da substituição da lei sobre cuidados de saúde conhecida como ‘Obamacare’, que os republicanos têm sido incapazes de levar por diante, apesar de terem a maioria no Congresso e no Senado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump propõe reforma fiscal que baixa IRC de 35% para 20%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião