Trump diz que seria “idiota” Catalunha separar-se de Espanha

  • ECO
  • 27 Setembro 2017

A cinco dias do referendo sobre a autodeterminação da Catalunha, o presidente norte-americano declara o seu apoio ao primeiro-ministro espanhol contra os separatistas.

Donald Trump acredita que a Catalunha “deve ficar unida” à Espanha. Durante a visita de Mariano Rajoy à Casa Branca, o presidente norte-americano declarou o seu apoio ao primeiro-ministro espanhol na luta contra os separatistas que defendem a independência da região autónoma.

“Penso realmente que o povo da Catalunha escolherá ficar em Espanha. Penso que seria idiota não o fazer. Trata-se de ficar num grande país, magnífico, com uma verdadeira história”, sublinhou Trump, relativamente ao referendo marcado para 1 de outubro sobre a autodeterminação da Catalunha.

Rajoy comprometeu-se a recorrer a todos os meios legais possíveis para evitar que os cidadãos da Catalunha participem nesse referendo, que já foi declarado ilegal pelo Tribunal Constitucional espanhol. No domingo, as urnas devem ficam sob controlo policial até às 21h00 e os acessos devem ser bloqueados pelas autoridades.

No mesmo sentido, pelo menos 14 membros do governo catalão foram detidos, na quarta-feira, numa operação que pretende parar o referendo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump diz que seria “idiota” Catalunha separar-se de Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião