Rui Rio anuncia quarta-feira candidatura à liderança do PSD

O autarca do Porto anunciou que vai avançar com a sua candidatura à presidência do PSD, dois dias depois da reunião do Conselho Nacional do partido. Até agora, tudo indica que vai concorrer sozinho.

Rui Rio vai avançar com a sua candidatura à presidência do PSD já na próxima quarta-feira, segundo informação avançada pela Antena 1. O antigo autarca do Porto escolheu Coimbra para formalizar a candidatura, que acontece dois dias depois da reunião do Conselho Nacional do PSD para marcação da data das eleições diretas no partido.

Para já, tudo indica que o autarca do Porto vai concorrer sozinho ao cargo ocupado atualmente por Pedro Passos Coelho, depois de Luís Montenegro e Paulo Rangel se terem afastado da batalha eleitoral. No entanto, Santana Lopes é outro nome que está em aberto, estando a preparar o seu programa para uma possível candidatura à liderança do PSD, ainda não confirmada oficialmente.

Esta sexta-feira, Paulo Rangel anunciou que se afastará do cargo por “razões de ordem familiar” e advertindo que o partido tem outros candidatos com “melhores condições políticas” do que as suas.

"Na certeza de que o meu partido dispõe de quadros que, tendo até melhores condições políticas do que aquelas que eventualmente eu seria capaz de reunir, podem assegurar uma pluralidade de opções para o seu futuro, declaro que não sou candidato à liderança do PSD.”

Paulo Rangel

Quem lhe seguiu os passos foi Luís Montenegro que, dois dias depois de Pedro Passos Coelho ter anunciado que não voltaria a candidatar-se à presidência do PSD, decidiu retirar-se de cena, por entender que “não estão reunidas as condições” para o fazer.

"Após a reflexão que fiz entendo que, por razões pessoais e políticas, não estão reunidas as condições para, neste momento, exercer esse direito.”

Luís Montenegro

Por norma, as eleições no Partido Social Democrata deveriam realizar-se no início do próximo ano. No entanto, houve uma mudança de planos depois dos resultados das autárquicas terem “afundado” o PSD. O líder do partido, Passos Coelho, anunciou que iria afastar-se da corrida à presidência do partido, não apresentando novamente a sua candidatura, ditando, desta forma, a antecipação das eleições. Os sociais-democratas vão então reunir-se na próxima segunda-feira em Conselho Nacional para marcar a data das eleições antecipadas para a liderança do partido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio anuncia quarta-feira candidatura à liderança do PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião