Contribuintes com salário até 1.785 euros pagarão menos IRS

  • ECO
  • 11 Outubro 2017

Desdobramento de escalões do IRS beneficiará milhão e meio de contribuintes e abrange rendimentos anuais entre 7.091 e 25.000 euros, segundo o Correio da Manhã.

Milhão e meio de contribuintes deverão beneficiar de uma redução no IRS no próximo ano através do desdobramento de escalões que se espera que o Governo inclua no Orçamento do Estado para 2018, que dará novamente sete escalões de rendimentos à tabela do IRS. Concretamente, em causa está o alívio da tributação para quem tenha rendimentos mensais entre 1.447 e 1.785 euros.

A notícia foi avançada esta quarta-feira pelo Correio da Manhã [acesso pago]. Os dois novos intervalos que vão ser criados, segundo o jornal, são:

  • Dos 7.091 aos 10.700 euros de rendimentos anuais, que serão tributados a uma taxa de 23%, ao invés dos atuais 28,5%;
  • Dos 20.261 a 25.000 euros de rendimentos anuais, tributados a uma taxa de 35%, ao invés dos atuais 37%.

No primeiro caso, escreve o Correio da Manhã, serão abrangidos cerca de um milhão de contribuintes e, no segundo, 500.000 contribuintes portugueses. Acima destes dois novos escalões, as taxas de IRS mantêm-se inalteradas, mas os valores de rendimentos anuais alteram-se. Os contribuintes com um rendimento entre 36.856 euros e 40.522 euros vão passar a pagar uma taxa marginal de 45%, invés de os anteriores 37%.

Esta era uma medida reivindicada pelo PCP e pelo BE, à qual o Governo acabou por ceder.

(Atualizado às 12h59)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contribuintes com salário até 1.785 euros pagarão menos IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião