Filiais francesas geram mais valor acrescentado entre empresas estrangeiras

  • Lusa
  • 23 Outubro 2017

As filiais com origem francesa contribuíram somaram um quarto da receita obtida através do valor acrescentado bruto (VAB) cobrado às empresas estrangeiras -- um total de 5 milhões.

As 6.360 filiais de empresas estrangeiras a operar em Portugal em 2016 geraram um valor acrescentado bruto (VAB) de 19,4 mil milhões de euros, destacando-se França como país de origem, com um peso de 25,5%.

Segundo as estatísticas da globalização do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgadas esta segunda-feira, “o país predominante” no ano passado em termos de VAB – resultado final da atividade produtiva no decurso de um período determinado – foi França, com perto de cinco mil milhões de euros e um peso de 25,5% face ao total.

Neste período, o país ultrapassou Espanha, que se tornou líder em 2010, acrescenta o INE. De acordo com o INE, em 2016 existiam 6.360 filiais de empresas estrangeiras a operar em Portugal, o correspondente a 1,7% do total das sociedades não financeiras. Esta percentagem manteve-se inalterada face a 2015.

No ano passado, o VAB destas empresas ascendeu a 19,4 mil milhões de euros. Para o montante total, contribuiu, essencialmente, o setor da Informação e Comunicação. Ainda assim, os setores da Agricultura e Pescas, Indústria e Energias e dos Transportes e Armazenagem registaram uma evolução positiva de 2015 para 2016, nota o INE.

Em 2016, cerca de 75% das filais estrangeiras eram controladas por empresas sediadas em estados-membros da União Europeia, com destaque para Espanha, França e Alemanha. Espanha foi o “país de origem do controlo de capital com maior peso em termos do número de filiais”, ao atingir 24% do total (menos 1,5 pontos percentuais face a 2010), refere o INE.

No setor empresarial não financeiro em 2016, estas filiais estrangeiras representavam 25,6% do volume de negócios, 24,7% do VAB total e 15,1% do pessoal ao serviço (com mais de 420 mil funcionários pessoas). Em 2015 estas percentagens eram de 25,3%, 24,7% e 15,2%, respetivamente.

Ao mesmo tempo, as filiais estrangeiras registaram no ano passado taxas de crescimento nominais de 3% no volume de negócios, de 5,5% no VAB e de 2,9% no pessoal ao serviço. Neste período, as sociedades nacionais registaram crescimentos de 1,8% nas taxas de crescimento nominais, de 5,3% no volume de negócios e de 3,4% no pessoal ao serviço.

Relativamente às filiais estrangeiras com perfil exportador, concentraram 35,9% do VAB do total das filiais estrangeiras em 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Filiais francesas geram mais valor acrescentado entre empresas estrangeiras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião