Reino Unido quer acordo sobre Brexit no primeiro trimestre de 2018
Os britânicos esperam manter, durante dois anos, as atuais condições de acesso ao mercado único europeu.
O Reino Unido espera conseguir um esboço de acordo com a União Europeia, que defina as regras de transição que irão aplicar-se depois de o país abandonar a região, no primeiro trimestre de 2018. A expectativa foi partilhada por David Davis, ministro britânico responsável pela pasta do Brexit, citado pela Reuters.
Os britânicos vão abandonar a União Europeia em março de 2019. A partir desse momento, esperam conseguir um período de implementação, de dois anos, durante o qual o acesso ao mercado único europeu se mantenha praticamente inalterado. É esse acordo que o Reino Unido espera que fique fechado já no início do próximo ano, mas, para já, a incerteza mantém-se.
“Gostaria de ter os traços gerais acordados, se fosse possível, no primeiro trimestre. Mas é uma negociação“, disse David Davis, citado pela Reuters.
O ministro britânico adianta ainda que espera ter uma resposta da União Europeia relativamente às suas propostas para o Brexit até dezembro. Depois disso, um acordo que permita ao Reino Unido manter as condições atuais de acesso ao mercado único deverá ser alcançado rapidamente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reino Unido quer acordo sobre Brexit no primeiro trimestre de 2018
{{ noCommentsLabel }}