Brexit: May vai a Bruxelas para “impulsionar” as negociações

A primeira-ministra britânica vai esta semana a Bruxelas, acompanhada de David Davis, para uma reunião com os responsáveis pelas negociações pós-Brexit da UE. O objetivo é avançar.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai esta segunda-feira a Bruxelas para tentar impulsionar as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), anunciou o porta-voz de Downing Street.

A líder conservadora reunir-se-á com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e com o negociador-chefe da União Europeia (UE) para o ‘Brexit’, Michel Barnier, acrescentou a mesma fonte, que assegurou que a reunião estava marcada “desde há semanas”.

De acordo com o porta-voz de Downing Street, May viajará acompanhada do seu ministro para o ‘Brexit’, David Davis, e está previsto que a chefe do Governo britânico se encontre com outros chefes de Governo antes da cimeira de líderes comunitários, marcada para os próximos dias 19 e 20 deste mês.

Entretanto, May falou domingo ao telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, com quem debateu o acordo nuclear com o Irão e sobre as negociações para a saída britânica da UE.

Relativamente ao ‘Brexit’, as duas dirigentes coincidiram na “importância de que haja um progresso construtivo contínuo”, segundo o porta-voz oficial.

As negociações entre Londres e Bruxelas encontram-se num ponto crítico depois de Michel Barnier, responsável pelas negociações do Brexit da parte da UE, ter concluído na semana passada que não foram feitos avanços suficientes na primeira fase do processo negocial para se poder passar à segunda, em que se deve encontrar um consenso para um acordo comercial bilateral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: May vai a Bruxelas para “impulsionar” as negociações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião