PSI-20 escapa à instabilidade na Catalunha. Energia brilha

A instabilidade espanhola não afetou as principais bolsas europeias que se mantiveram no verde. O PSI-20 também fechou em terreno positivo, mesmo com a bolsa vizinha a cair cerca de 1,5%.

Em Barcelona, o Parlamento catalão aprovou a independência da Catalunha. Momentos depois, em Madrid, o Senado aprovava a aplicação do artigo 155º que irá suspender a autonomia da Catalunha e retirar o líder da Generalitat, Puigdemont, da frente do processo. A bolsa espanhola está a cair cerca de 1,5%, mas — para já — não afetou as restantes praças europeias.

Lisboa fechou com uma subida de 0,12% para os 5.407,42 pontos. A maior parte das cotadas fechou em terreno positivo, mas as quedas expressivas de seis cotadas levaram a uma pequena valorização na praça lisboeta. Na próxima semana o foco estará na apresentação dos resultados das empresas.

O setor energético impediu o PSI-20 de desvalorizar mesmo com a pressão das quedas do BCP e da Pharol. A EDP Renováveis, a REN, a EDP e a Galp Energia brilharam na sessão desta sexta-feira permitindo uma subida ligeira do índice. A EDP Renováveis valorizou 0,72% para os 7,09 euros por ação. A dar gás aos títulos da energética está a expectativa com os resultados trimestrais da EDP que vendeu recentemente a Naturgas.

Além disso, a Galp vai divulgar os seus resultados trimestrais na próxima segunda. Esta sexta-feira a petrolífera nacional anunciou que adquiriu uma participação no pré-sal do Brasil.

Já a Jerónimo Martins — que apresentou um ritmo de crescimento dos lucros “pouco significativo”, na opinião dos analistas do BPI — subiu ligeiramente: as ações valorizaram 0,42% para os 15,52 euros por título.

Por outro lado, o BCP tombou 1,89% para os 0,28 euros. Além do banco, também a Pharol viu as suas ações desvalorizarem 2,73% para os 0,42 euros por título.

No resto da Europa, excluindo Espanha, as principais praças europeias estão a valorizar. A Stoxx 600 valoriza 0,57%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 escapa à instabilidade na Catalunha. Energia brilha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião