Robôs no mundo financeiro podem agravar futuras crises

No mundo das finanças, os computadores são um dado adquirido. A inteligência artificial, por seu lado, está ainda a dar os primeiros passos. Mas os reguladores estão já alerta. E a emitir alertas.

A inteligência artificial está a dar os primeiros passos no mundo financeiro. Bancos de investimento, mas também fundos de cobertura de risco, os chamados “hedge funds”, estão a começar a recorrer aos robôs para fazerem a gestão de ativos financeiros, um passo que pode trazer riscos para a estabilidade do sistema. Os reguladores estão alerta. Dizem que pode agravar futuras crises nos mercados.

A corrida da indústria financeira para adotar a inteligência artificial nos processos de decisão de investimento vem aumentar o risco de excesso de dependência desta tecnologia, o que “pode amplificar o impacto dos choques financeiros”, refere um estudo do Financial Stability Board (FSB), um painel de reguladores que inclui a Fed e o BCE.

“A inteligência artificial pode ser benéfica se os riscos específicos forem bem geridos”, diz o FSB num relatório citado pela Bloomberg em que pede maior monitorização das tecnologias utilizadas nestes robôs desenhados para reduzir o envolvimento de humanos nas decisões de investimento. Caso isso não aconteça, “a vulnerabilidade do sistema financeiro poderá aumentar caso este depende de algoritmos semelhantes”.

O alerta do FSB vai no sentido de que se todos os programas desenvolvidos assentarem no mesmo código, os robôs podem percecionar todos, ao mesmo tempo, um risco. Situação que levaria a ordens consecutivas de venda de um determinado ativo, podendo agravar futuras crises nos mercados financeiros.

Este painel, que é liderado pelo governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, afirma que muitas das tecnologias que estão a ser desenvolvidas, estão a ser testadas no mercado num contexto de baixa volatilidade — fruto da atuação dos bancos centrais mundiais –, o que “poderá impedir de perceber se as decisões são as mais corretas numa altura de contração económica ou de crise financeira”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Robôs no mundo financeiro podem agravar futuras crises

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião