Banco de Inglaterra sobe juros pela primeira vez em 10 anos. Libra afunda

  • Juliana Nogueira Santos
  • 2 Novembro 2017

O banco central britânico decidiu subir a taxa de juro diretora para 0,5%, apesar das preocupações em torno da economia. Ao contrário do esperado, a libra segue a cair mais de 1%.

O Banco de Inglaterra decidiu subir a taxa de juro diretora, algo que não fazia há mais de uma década, isto apesar dos alertas para a economia perante o cenário de saída da União Europeia. A decisão dos vice-governadores não foi unânime, com dois deles a votarem para manter a taxa inalterada, mas a esta acabou por aumentar de 0,25% para 0,50%.

A subida da taxa de referência, pela primeira vez em dez anos, tem como objetivo dar resposta à subida dos preços. No mês de setembro, a inflação britânica avançou para os 3%, bem acima da meta estabelecida pela instituição liderada por Mark Carney que era de 2%.

Ainda assim, o banco central voltou atrás nas recomendações expressada na última reunião de política monetária, em que afirmava que a taxa poderia subir mais depressa do que estaria previsto. Estará fora dos planos de Mark Carney subir a taxa nos próximos tempos. A culpa é da economia, por causa do Brexit.

A maior preocupação do Banco de Inglaterra prende-se com a saída da União Europeia, uma decisão que segundo o banco central britânico terá “um impacto notável nas perspetivas económicas”. “As incertezas associadas ao Brexit estão apesar na atividade doméstica, que tem abrandado ainda que o crescimento global tenha aumentado significativamente”, pode ler-se no relatório de política monetária do banco central. “Os constrangimentos no investimento e na oferta de mão-de-obra relacionados com o Brexit parecem reforçar o abrandamento marcado que se tem tornado mais evidente nos últimos anos”.

Libra afunda com alertas à economia

Apesar da decisão de subir os juros ter tendencialmente um efeito positivo no mercado cambial, tanto o facto de Carney ter abandonado a referência a uma subida mais rápida da taxa de juro daqui para a frente como os alertas do Banco de Inglaterra para a economia estão a levar a divisa britânica a deslizar.

Um euro compra 0,88889 libras

Fonte: Bloomberg

A moeda britânica está a cair 1% face à divisa americana, com uma libra a comprar 1,3112 dólares. Face ao euro, o cenário é idêntico, com a libra a cair 1,33%. Um euro está a comprar 0,88889 libras, ainda assim mantém-se aquém do máximo de mais de 0,92 libras registado no final de agosto.

(Notícia atualizada às 12h50 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Inglaterra sobe juros pela primeira vez em 10 anos. Libra afunda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião