Alibaba tem novo plano para faturar milhões no Dia dos Solteiros na China

  • Bloomberg
  • 11 Novembro 2017

A China celebra este sábado o Dia dos Solteiros e a gigante do comércio eletrónico Alibaba tem um plano para faturar ainda mais milhões com iniciativa de consumo que rivaliza com o Dia dos Namorados.

Jack Ma obrigou Jeff Bezos a entrar no ramo de supermercados. Agora, o homem mais rico da China está novamente a mostrar o caminho ao rival ao mirar seis milhões de lojas independentes no maior teste do plano para reinventar o retalho físico.

A Alibaba de Ma preparou-se bem para o Dia dos Solteiros — uma festa anual de compras online que se realiza a 11 de novembro na China. Esta celebração é muito maior do que a Black Friday e a Cyber Monday, que segundo uma estimativa do Citigroup pode gerar uma venda recorde de 158 mil milhões de yuans (24 mil milhões de dólares). Neste ano há algo diferente: a gigante do comércio eletrónico alistou 10% das lojas de conveniência da China, cerca de 600.000 pontos de venda, para que vendam mercadorias e enviem milhões e milhões de encomendas para clientes de todo o país.

A ligação de lojas de bairro à internet é o mais novo impulso da Alibaba para agitar o mercado de retalho da China, de quatro biliões de dólares, e foi concebida como forma de estimular o amadurecido setor de comércio eletrónico do país. A ideia é conectar o mundo virtual e o mundo offline, atraindo mais clientes para a rede da empresa com o objetivo de aumentar os pedidos feitos pela internet e ao mesmo tempo coletar valiosas informações sobre compras.

Jack Ma, fundador da Alibaba, preparou vai ligar a gigante do comércio online a milhões de pequenas lojas de conveniência na China para celebrar o Dia dos Solteiros.Qilai Shen/Bloomberg

Com essa finalidade, as equipas da Alibaba espalharam-se por todo o país em antecipação ao 11 de novembro para ajudar os vendedores a atualizarem sistemas para monitorizar melhor os seus stocks de produtos. Esses retalhistas, muitos localizados em cidades de primeiro escalão, transformar-se-ão em centros de entrega e armazenagem.

“É possível ver, com essa estratégia de retalho, que a China realmente está a abrir caminho” em vez de copiar do exterior, disse John Choi, analista da Daiwa Securities, em Hong Kong. “O Dia dos Solteiros será uma boa oportunidade para testar a nova estratégia e para mostrar aos consumidores que o online e o offline podem funcionar juntos.”

O 11 de novembro surgiu como um antídoto da contracultura ao sentimentalismo em torno do Dia dos Namorados. O nome vem da forma em que a data é escrita numericamente, 11/11, lembrando “galhos nus”, uma expressão local que define pessoas não comprometidas.

A data tornou-se uma desculpa para levar os consumidores a comprarem quando a Alibaba iniciou sua onda de ofertas online, em 2009. Desde então, vários outros sites, do JD.com ao VipShop, seguiram o exemplo e Ma lidera um espetáculo de entretenimento transmitido ao vivo que tem apresentado celebridades como Daniel Craig para alcançar o público internacional. O evento deste ano em Shanghai terá a participação da estrela do ténis Maria Sharapova e do rapper americano Pharrell Williams, entre outros.

"É possível ver, com essa estratégia de retalho, que a China realmente está a abrir caminho em vez de copiar do exterior. O Dia dos Solteiros será uma boa oportunidade para testar a nova estratégia e para mostrar aos consumidores que o online e o offline podem funcionar juntos.”

John Choi

Analista da Daiwa Securities

Nos preparativos para o evento, os donos das lojas de conveniência começaram a usar uma aplicação móvel chamada Ling Shou Tong, expressão que pode ser traduzida como “conectar retalho”. As lojas independentes usam essa aplicação para comprar bens, ajudadas por recomendações sobre os produtos mais procurados. Os itens são enviados de armazéns dedicados da Alibaba, evitando assim os intermediários com os quais teriam que lidar. Em teoria, isso melhora o lucro das lojas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alibaba tem novo plano para faturar milhões no Dia dos Solteiros na China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião