Número de desempregados inscritos nos centro de emprego continua a cair

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 21 Novembro 2017

Em outubro, os centros de emprego registavam 404,6 mil desempregados, o valor mais baixo em nove anos.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego continua em queda. Em outubro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) contabilizava 404.564 pessoas, o valor mais baixo em nove anos. É preciso recuar a outubro de 2008 para encontrar um número inferior.

Os dados, divulgados esta terça-feira, apontam para uma redução homóloga de 17,5% do stock de desempregados — é já a 49ª queda consecutiva. Em termos mensais, está em causa uma diminuição de 1,5%.

Total de desempregados inscritos nos centros de emprego

Fonte: IEFP

Só no mês de outubro, deram entrada nos centros de emprego 53.715 desempregados, menos 7,8% em comparação homóloga e menos 8,8% em cadeia.

Além dos 404,6 mil desempregados, o IEFP também conta com mais de 90 mil ocupados em medidas de formação e emprego, exceto as que visam integração direta no mercado de trabalho. São menos 136,8 mil pessoas do que há um ano atrás, mas mais 2,2 mil face a setembro. Há ainda cerca de 58 mil empregados e 23,3 mil pessoas indisponíveis temporariamente (por situação de doença.)

O número de inscritos nos centros de emprego é uma parte do universo de desempregados. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que permitem aferir a taxa de desemprego, também apontam para uma redução, ainda que os dados mais recentes reportem a setembro e sejam provisórios. Nesse mês, a taxa deverá ter caído para 8,6%, já depois de uma descida para 8,8% em agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de desempregados inscritos nos centro de emprego continua a cair

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião