Altice volta a afundar em bolsa. Só este ano já perdeu o equivalente a uma EDP

A Altice continua a deslizar em bolsa. Atingiu mais um mínimo histórico, elevando para mais de 60% a queda acumulada desde o início do ano. Desapareceram mais de 11 mil milhões em valor de mercado.

O gigante das telecomunicações está a ficar cada vez mais pequeno. As quedas na bolsa sucedem-se, com os títulos da Altice a tocarem novos mínimos históricos consecutivos. Trambolhões que já eliminaram mais de metade do valor de mercado da empresa de Patrick Drahi, só este ano, o equivalente à capitalização bolsista total da EDP.

Altice volta a perder valor no arranque desta semana. As ações da empresa estão a cair 1,71% para 7,35 euros, mas já estiveram a deslizar um máximo de 4,71% para 7,126 euros, valor que representa um novo mínimo histórico. Uma descida que eleva para mais de 60% a queda acumulada desde o início do ano.

Ações afundam 60% desde o início do ano

Com base na cotação atual, a Altice está a ser avaliada pelos investidores em 11.822,39 milhões de euros, um valor bem diferente daquele que era atribuído no arranque deste ano. A queda acentuada em percentagem, ganha maior expressão em valor: desapareceram 11.446,7 milhões de euros de capitalização bolsista, o equivalente ao valor da EDP que apresenta uma capitalização bolsista de 10.640 milhões de euros.

A Altice tem sido fortemente castigada nas semanas mais recentes — especialmente desde o arranque deste mês — depois de o profit warning lançado na apresentação dos maus resultados trimestrais ter colocado o mercado em sobressalto em relação à elevada dívida do grupo que totaliza os 50 mil milhões de euros.

Pressionado pelos investidores, o fundador Patrick Drahi anunciou pouco tempo depois uma inversão na estratégia de expansão da Altice (alimentada sobretudo com recurso a dívida). Admitiu vender alguns ativos para retemperar os ânimos do mercado, ao mesmo tempo que se deu a rutura com Michel Combes, que foi afastado do cargo de presidente executivo. Dexter Goei substituiu-o no cargo. E na Meo, Goya saiu.

Apesar das tentativas de Drahi, a queda em bolsa continuam. E é por causa do colapso no mercado de capitais que meia centena de acionistas da Altice decidiu apresentar uma queixa junto das autoridades francesas. Reclamam porque o grupo francês promoveu a “difusão de informações falsas ou enganosas”, segundo confirmou à agência France Press o advogado destes queixosos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice volta a afundar em bolsa. Só este ano já perdeu o equivalente a uma EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião