Bitcoin atinge novo recorde. Já vale mais de 11.000 dólares

Poucos dias depois de passar os 8.000 dólares, arrasou com o patamar dos 9.000, chegou aos 10.000 dólares e já ultrapassou os 11.000 dólares. Multiplicou por dez o seu valor desde o início do ano.

A bitcoin atingiu um novo recorde. Poucos dias depois de passar os 8.000 dólares, arrasou com o patamar dos 9.000 e esta quarta-feira de manhã chegou aos 10.000 dólares. Esta tarde a moeda virtual ultrapassou os 11.000 dólares. Já multiplicou mais de dez vezes de valor desde o início deste ano à boleia da euforia dos investidores com a divisa virtual, apesar dos vários alertas para uma bolha.

A divisa seguia a valorizar 4,8% para 10.421,92 dólares, mas chegou a ganhar um máximo de 9,64% para 10.903,47 dólares, valor que representa o novo máximo histórico da bitcoin. Após esta forte subida, a moeda elevou para mais de 930% o ganho acumulado desde o início do ano, ou seja, multiplicou por mais de dez vezes o seu valor. Depois desta valorização de manhã, à tarde a bitcoin continuou a valorizar, ultrapassando os 11.000 dólares.

À medida que vai somando recordes, a moeda conquista cada vez mais validade junto dos investidores. Há “um crescente apetite de vários investidores institucionais internacionais”, diz Thomas Gluscksmann, analista da Gatecoin, à Bloomberg. E com a divisa a passar dos 10.000 dólares, mais investidores sentir-se-ão tentados. “É muito provável que a barreira estratosférica dos 10.000 dólares traga mais investidores”, nota Gluscksmann.

A euforia não é partilhada por todos. Vários nomes do mundo dos investimentos têm vindo alertar para que a subida da bitcoin é uma bolha. “Isto é uma bolha”, diz Mike Novogratz, gestor de um fundo de cobertura de risco, à Bloomberg. “Vai ser a maior bolha das nossas vidas”, remata o especialista que, contudo, reconhece que a tecnologia sobre a qual assenta a bitcoin (a blockchain) tem o potencial para transformar os mercados financeiros.

(Atualizado às 15h31 com a valorização de tarde da bitcoin que a levou além dos 11.000 dólares)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bitcoin atinge novo recorde. Já vale mais de 11.000 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião