Sebastião Póvoas será o novo presidente da ERC

  • ECO
  • 29 Novembro 2017

O atual vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, de 69 anos, deverá ser cooptado pelo Conselho Regulador da ERC para assumir o cargo de presidente desta entidade reguladora.

Depois de terem sido aprovados, no Parlamento, os quatro nomes para o novo mandato do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), também já terão sido escolhidos os futuros presidente e vice-presidente desta entidade reguladora. Segundo avança o Público, Sebastião Póvoas, atualmente vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, será o presidente da ERC. Já o jornalista e professor Mário Mesquita, um dos quatro nomes eleitos pelos deputados, deverá ser o vice-presidente.

Sebastião Póvoas, de 69 anos, é juiz conselheiro, presidente da 1ª Secção do Supremo Tribunal de Justiça e vice-presidente deste tribunal desde outubro de 2013. Já Mário Mesquita, atualmente professor de jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, foi diretor-adjunto do Diário de Notícias, entre 1978 e 1986, tendo sido também um dos fundadores do PS que, em 2014, apoiou a candidatura de António Costa à presidência do partido.

O nome do presidente da ERC é cooptado pelos quatro membros que foram eleitos no Parlamento. Essa eleição ficou concluída na terça-feira, depois de um impasse que durava há um ano. Para além de Mário Mesquita, vão integrar o Conselho Regulador da ERC João Pedro Figueiredo, nome proposto pelo PS, Francisco Azevedo e Silva e Fátima Resende Lima, estes dois últimos propostos pelo PSD.

O impasse dos nomes para a ERC começou em novembro do ano passado, altura em que terminou o mandato da atual direção. Logo em dezembro, a ERC ficou com uma cadeira vazia no órgão deliberativo. Em março, surgiu outra renúncia e, desde então, a ERC tem funcionado apenas com Carlos Magnos na presidência, Alberto Arons de Carvalho na vice-presidência e Luísa Roseira como vogal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sebastião Póvoas será o novo presidente da ERC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião