Rosa Zorrinho já tomou posse. Quem é a nova secretária de Estado da Saúde

A até agora presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vai substituir Manuel Delgado à frente da Secretaria de Estado da Saúde.

Três dias depois de a TVI ter divulgado a reportagem sobre a gestão da associação Raríssimas, já há duas baixas. A presidente da associação, Paula Brito e Costa, anunciou a demissão esta tarde, assim como o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que foi consultor da Raríssimas entre 2013 e 2014. Já há um novo nome para assumir a pasta da Secretaria de Estado da Saúde: é Rosa Zorrinho, atualmente presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Licenciada em Sociologia e com uma pós-graduação em Administração Hospitalar, hoje com 55 anos, Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho assume cargos de liderança na área da saúde desde a década de 1990. Entre 1990 e 1996, foi administradora do Hospital do Espírito Santo, em Évora, passando depois a vogal da Administração Regional de Saúde do Alentejo, até 2002.

Foi ainda presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo e presidente da Saudaçor, a empresa pública de gestão de recursos e equipamentos de saúde dos Açores.

Em janeiro do ano passado, foi nomeada, pelo atual ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, para presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, cargo que acumulava com a atividade de docência no ensino superior. A nomeação foi feita para um período de cinco anos, mas Rosa Zorrinho irá agora abandonar essas funções e trabalhar diretamente com o ministro da Saúde.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já aceitou a proposta de nomeação de Rosa Zorrinho e a nova secretária de Estado da Saúde vai tomar posse esta terça-feira, às 19h30, numa cerimónia no Palácio de Belém, em Lisboa.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Rosa Zorrinho já tomou posse. Quem é a nova secretária de Estado da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião