Negociações do Brexit avançam para a próxima fase

  • Marta Santos Silva
  • 15 Dezembro 2017

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, assinalou que os planos do divórcio já estão acertados e pode agora ser negociada a relação que o Reino Unido terá com a União Europeia depois do Brexit.

As negociações do Brexit estão “prontas para avançar para a segunda fase”, segundo disse esta sexta-feira o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, citado pela BBC. O aval da União Europeia era necessário para poderem começar as conversações sobre os termos da relação futura entre a União Europeia e o Reino Unido — para isso, era preciso acordar primeiro os termos do próprio divórcio.

Donald Tusk fez o anúncio através da sua conta no Twitter após uma reunião dos chefes de Estado dos 27 países que permanecem na UE, onde escreveu que os líderes europeus concordam que foram feitos progressos suficientes para avançar para a segunda fase do Brexit, dando os parabéns à primeira-ministra britânica, Theresa May.

Com os termos da separação decididos, já na próxima semana poderá começar a ser negociado um período de transição para as instituições britânicas, a começar com a saída da União Europeia em março de 2019. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, já tinha alertado que esta próxima fase das negociações poderá ser a mais difícil, tanto na negociação do período de transição como, também, a da relação que virá a seguir entre os dois lados.

Numa conferência de imprensa que se realizou depois do Conselho Europeu, Jean-Claude Juncker assinalou o trabalho “excelente” dos ministros a “preservar a união onde outros quiseram impor divisão”.

O período de transição vai obrigatoriamente ter de conter uma obrigação do Reino Unido de permanecer sob a jurisdição do Tribunal Europeu de Justiça e continuar a permitir a liberdade de movimento de pessoas e bens através da fronteira. Isso está definido num documento de três páginas publicado pela União Europeia com aquelas que são as suas prioridades para o período de transição.

Theresa May também agradeceu a Donald Tusk numa publicação no Twitter, escrevendo que “hoje é um passo importante na estrada para um Brexit suave e ordeiro, e para a fundação da parceria futura especial e profunda”.

António Costa foi um dos 27 líderes presentes no Conselho Europeu, e expressou na mesma rede social a sua satisfação com o resultado das negociações da saída do Reino Unido, que foi conseguido com “grande empenho de todas as partes”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negociações do Brexit avançam para a próxima fase

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião