Pedrógão: Concedidos 5,4 milhões em apoios a agricultores

  • Lusa
  • 15 Dezembro 2017

A maior fatia do apoio prestado situou-se nos danos até 5.000 euros, com 1.355 agricultores a receberem 3,999 milhões de euros. Mesmo assim, o valor de apoio prestado não atinge o prejuízo total.

Os mais de dois mil agricultores afetados pelos incêndios de Pedrógão Grande e Góis receberam um apoio total de 5,4 milhões de euros, disse hoje o Ministério da Agricultura.

Em resposta a questões da agência Lusa, o gabinete do ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural informou que foi concedido um apoio total de 5,441 milhões de euros a 2.638 agricultores que sofreram perdas com os grandes incêndios de Pedrógão Grande e Góis, que deflagraram em 17 de junho.

Até mil euros de prejuízos, registaram-se 1.264 candidaturas e um apoio total de 652 mil euros. A maior fatia do apoio prestado situou-se nos danos até 5.000 euros, com 1.355 agricultores a receberem 3,999 milhões de euros. Acima de cinco mil euros de prejuízo, apenas se registaram 19 candidaturas, que receberam uma ajuda de 900 mil euros – até 5 mil euros o apoio é a 100%, de cinco a 50 mil é de 85% e entre 50 a 400 mil euros há uma comparticipação de 50%. Mesmo assim, o valor de apoio prestado não atinge o prejuízo total registado na região.

De acordo com a tutela, o prejuízo total validado “rondou os 6,5 milhões de euros em animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à atividade agrícola”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedrógão: Concedidos 5,4 milhões em apoios a agricultores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião