Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 15 Dezembro 2017

Os ataques a Kim não param de se multiplicar: Trump e Putin unem-se contra Coreia do Norte e Japão impõe novas sanções a Pyongyang. A neutralidade da Internet está por um fio e há salários em Bitcoin.

É o fim da “neutralidade da Internet”? Nos Estados Unidos, os especialistas, que apontaram Portugal como um exemplo de universo digital sem barreiras ao domínio das empresas de telecomunicações, vão agora sentir na pele a ausência real dessa proteção. Enquanto isso, Donald Trump faz chamadas telefónicas à noite a Vladimir Putin, estendendo ramos de oliveira, agradecimentos e uma improvável aliança contra Kim Jong-Un. Também o Japão pressiona a Coreia do Norte e, pelo caminho, revoluciona o sistema remuneratório dos trabalhadores, entregando-lhes a criptomoeda de que todos falam ultimamente.

The Guardian

É o fim da neutralidade da Internet, determina regulador americano

Apesar dos protestos, o regulador norte-americano aprovou a eliminação das regras que protegiam a “neutralidade da Internet”. Em Washington, os membros da Comissão das Comunicações Federais acordaram acabar com as barreiras que impediam que os fornecedores de acesso à Internet (ISPs) cobrassem mais a certos sites ou bloqueassem outros que competissem com os seus serviços. Os críticos consideram que este é o primeiro passo para que o universo digital seja dominado pela companhias de telecomunicações.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre / conteúdo em inglês).

Business Insider

Empresa japonesa paga salários… em Bitcoin

No próximo ano, os funcionários do japonês GMO Internet Group vão poder passar a receber os seus salários em Bitcoin. O fornecedor de acesso à Internet vai dar a opção aos seus colaboradores de receberem entre 10 mil e 100 mil ienes (entre 75 e 751 euros), nesta criptomoeda. Aqueles que decidirem aderir a esta novidade receberão ainda um aumento de 10% no seu salário. Mais de quatro mil trabalhadores terão acesso a esta oferta.

Leia a notícia completa no Business Insider (acesso livre / conteúdo em inglês).

Independent

Trump e Putin juntos contra Kim

Donald Trump e Vladimir Putin falaram ao telefone. Kim Jong-Un e a ameaça que constitui a Coreia do Norte foi um dos principais temas desta conversa improvável. De acordo com a Casa Branca e com o Kremlin, os líderes norte-americano e russo discutiram a possibilidade de trabalharem juntos para “resolver a situação”. O Presidente dos Estados Unidos terá, além disso, agradecido a Putin pelo reconhecimento do “forte desempenho económico” norte-americano, durante a sua conferência de imprensa anual.

Leia a notícia completa no Independent (acesso livre / conteúdo em inglês).

Financial Times

Migração divide líderes europeus

A política migratória continua a ser um dos temas que mais divide opiniões entre os líderes da União Europeia. Na cimeira que se estendeu à madrugada desta sexta-feira, a discussão sobre os planos para a gestão da próxima crise migratória tornaram evidente essa separação. As conversações em Bruxelas foram demoradas e poucos consensos geraram, com múltiplos países (nomeadamente a Alemanha) a contestarem a proposta de que as quotas para refugiados devem ser gradualmente eliminadas.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

BBC News

Japão aprova novas sanções contra Coreia do Norte

Face aos testes nucleares norte-coreanos, o Japão acaba de impor mais sanções a Pyongyang. Um representante japonês confirmou que os ativos de mais 19 entidades e indivíduos serão congelados. Na lista negra, estão bancos, comerciantes de carvão e minerais e empresas de transportes. As novas sanções foram aprovadas pouco antes da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que acontecerá esta sexta-feira.

Leia a notícia completa na BBC News (acesso livre / conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião