5 coisas que vão marcar o dia

Faltam dois dias para a passagem do ano. Sem dúvidas que as agendas estão concentradas na meia noite de dia 31. Mas no último dia útil de 2017, ainda há coisas a acontecer.

Quase a chegar a 2018, o mundo está concentrado na passagem de ano. Em Portugal, há quem ainda tenha de correr aos balcões do Banco de Portugal. Mas também se vai ficar a saber como correu o ano para o tecido empresarial. Em Espanha avalia-se as finanças públicas do terceiro trimestre. Nos EUA conhece-se a evolução do petróleo. Na África do Sul esta sexta-feira é um dia decisivo para o atual presidente.

Quantas empresas foram criadas ou dissolvidas em 2017? O INE responde

Num ano em que a economia acelerou como não tinha feito há, pelo menos, década e meia, como é que esse crescimento económico se refletiu nas empresas portuguesas? O Instituto Nacional de Estatística divulga esta sexta-feira o número de empresas que foram criadas este ano. Mas, ao mesmo tempo, também vai revelar quantas fecharam portas.

Acaba o prazo para trocar algumas notas de escudo por euros

Fizeram-se filas esta quinta-feira no Banco de Portugal. Porquê? A razão é simples. Esta sexta-feira termina o prazo para trocar algumas notas de escudo por euros. Se ainda não se deslocou às instalações do Banco de Portugal, veja se tem em casa as seguintes notas e corra: nota de 10 mil escudos, efígie de Egas Moniz (chapa 1); nota de 5 mil escudos, efígie de Antero de Quental (chapa 2); nota de 5 mil escudos, efígie de Antero de Quental (chapa 2A); nota de 2 mil escudos, efígie de Bartolomeu Dias (chapa 1); nota de mil escudos, efígie de Teófilo Braga (chapa 12).

A terminar o ano, qual a produção de petróleo nos EUA?

A Baker Hughes publica esta sexta-feira o relatório semanal do número de poços de petróleo em exploração no país. Desta forma, os mercados ficam a saber quantas plataformas petrolíferas estão a funcionar nos Estados Unidos. Se o número aumentar, então os preços do “ouro negro” podem ficar sob pressão no final do ano e marcar uma tendência para o início do ano. Esta contagem ajuda a prever a evolução da oferta mundial da matéria-prima e a tendência de preços.

O peso da Catalunha… nas contas espanholas

Esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol vai divulgar as contas nacionais trimestrais por setor institucional. O relatório refere-se ao período entre junho e setembro, ou seja, já com a crise da Catalunha em andamento. Prevê-se que o peso da incerteza se reflita mais no final do ano, mas o terceiro trimestre pode já dar pistas sobre o eventual impacto da crise política na região para as contas espanholas e para a economia. E, indiretamente, também em Portugal.

Presidente da África do Sul em risco de ser destituído

O Tribunal Constitucional da África do Sul vai decidir se o Parlamento deve iniciar o processo de destituição contra o presidente Jacob Zuma. Em causa está a violação da Constituição sul-africana devido ao pagamento de obras da residência particular do presidente com dinheiros públicos. Mas este não é o único caso em que Zuma está envolvido: o presidente também é suspeito por corrupção e evasão fiscal. O seu partido, o ANC (Congresso Nacional Africano), até já tem um novo líder, Cyril Ramaphosa, o atual vice-presidente do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião