Sabe como carregar o telemóvel? Esteve a fazer tudo mal até agora

O mais certo é ter andado a carregar o seu dispositivo de forma completamente errada. Carregar até aos 100% ou durante a noite não são opções saudáveis. O ECO dá-lhe algumas dicas.

Recentemente, a Apple veio confirmar o que muitos já suspeitavam: a empresa de Steve Jobs abrandava propositadamente a velocidade dos dispositivos à medida que a bateria se ia deteriorando. Aproveitando esta onda à volta das baterias, uma empresa de smartphones deixa algumas dicas para aumentar a sua vida útil, esclarecendo alguns erros que os utilizadores fazem quando carregam os dispositivos.

Será que sabe como manter saudável a vida útil da sua bateria? Apostamos que não. O que pensa serem formas corretas de a preservar, podem ser os erros mais fatais. Quem o explica é a Cadex, uma empresa que testa dispositivos e baterias, ao Business Insider (conteúdo em inglês). Carregar até aos 100% ou carregar durante a noite são duas das muitas práticas erradas.

A Cadex disponibiliza várias dicas e informações sobre o tema no site da Battery University, onde as baterias de lítio são um dos principais tópicos. O ECO deixa-lhe aqui algumas dessas ajudas:

  • A melhor maneira de carregar o seu telemóvel é aos poucos, não de uma vez só até atingir os 100%. Sempre que tiver oportunidade, vá ligando o seu dispositivo à corrente por alguns minutos. “Cargas parciais não causam danos”, explicam os especialista da Battery University.
  • Não deixe o seu smartphone ficar totalmente descarregado, pois isso desgasta a vida útil das baterias.
  • Tente manter a percentagem de bateria entre os 65% e os 75%. As baterias de lítio durarão mais tempo se forem mantidas entre estes valores, de acordo com os especialistas. Caso não seja possível, tente manter entre os 45% e os 75%. A segunda melhor escala de percentagem é esta, o que se torna mais fácil para a maioria das pessoas. No entanto, se definir uma percentagem de bateria para o seu dispositivo entre os 25% e os 75%, isso não provocará danos a longo prazo.
  • Nunca carregue a sua bateria até atingir os 100%, principalmente quando está com pouca carga. Carregar o seu dispositivo com 25% para os 100% vai reduzir a capacidade da bateria e diminuir a sua vida útil. As baterias de lítio “não precisam de ser completamente carregadas, nem é aconselhável fazê-lo. Na verdade, é melhor não carregar até ao máximo, pois uma alta tensão irá forçar a bateria” e desgastá-la a longo prazo.
  • Não carregue o seu telemóvel durante a noite porque isto levará a uma carga de 100%, o que já referimos não ser saudável.
  • Se deixar carregar até ao fim, desconecte o seu telemóvel do carregador quando este atingir os 100%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabe como carregar o telemóvel? Esteve a fazer tudo mal até agora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião