Bateria, OLED e Lisboa. A que sabem as novidades da Apple?

Visto em detalhe, o evento da Apple teve pouca novidade. Muitas das novas tecnologias já existiam no mercado. Mas foi bom ver a Apple a lembrar-se do "belo Portugal".

O iPhone X trouxe novidades, mas a maioria já chegou ao mercado pelas mãos de outras marcasApple/D.R.

O evento da Apple foi interessante, mas não trouxe novidades excitantes. Apesar do entusiasmo à volta do iPhone X, a marca não introduziu nada que não existisse já no mercado. Aliás, este topo de gama deve ser visto à luz do stock muito limitado que se antevê para esta primeira fase — vai ser difícil de o encontrar. Ao mesmo tempo, existem dúvidas de que os iPhones 8 e 8 Plus sejam capazes de fazer os fãs largarem os modelos anteriores. Mas nem por isso deixou de ser um evento digno de cobertura.

Desde logo, porque a Apple voltou-se para Lisboa quando quis mostrar as câmaras do iPhone. Apresentou o Bairro Alto e uma foto da Ponte 25 de Abril. E foi o suficiente para pôr borboletas no estômago dos muitos portugueses que assistiam ao evento (incluindo o autor deste artigo). Mesmo que, momentos antes, a empresa tenha anunciado que o novo Apple Watch vai poder ligar-se à rede móvel, a grande novidade do relógio, para dizer depois que só chegará “ao belo Portugal” uma versão mais barata e sem essa função.

Mas falemos dos novos iPhones. Para começar, os rumores voltaram-se a confirmar quase todos. O iPhone 8 terá um ecrã IPS LCD de 4,7 polegadas e câmara de 12 MP com suporte para filmagens em qualidade Ultra HD (4K). Inclui o botão Home com leitor de impressões, tal como o irmão maior, o iPhone 8 Plus. Este último terá um ecrã de 5,5 polegadas com duas câmaras traseiras de 12 MP cada, com melhorias técnicas em relação ao modelo anterior. Os novos iPhones terão ainda áudio stereo, recorrendo ao auscultador de chamadas para emitir som. Passam ainda a suportar carregamentos sem fios, uma tecnologia conhecida por inductive charging, a que a Apple chama agora de Air Power.

Os novos iPhones trarão também o processador A11 Bionic, com seis núcleos. Este será ainda um processador com tecnologia neuronal e terá um núcleo adaptado à inteligência artificial e ao machine learning. Espere um telemóvel bem mais inteligente e capaz de adivinhar o que quer antes mesmo de pedir. Quanto a armazenamento, os iPhones 8 e 8 Plus existirão em versões de 64 e 256 GB, variando no preço. O iPhone 8 começa nos 699 dólares, enquanto o iPhone 8 Plus custará a partir de 799 dólares. Chegam às lojas a 15 de setembro.

As verdadeiras novidades chegam só com o iPhone X e, mesmo assim, apenas no universo Apple. É um telemóvel de marca Apple mas com um desenho diferente de tudo o que a empresa lançou até hoje. O ecrã quase não tem margens e, por isso, é ligeiramente maior: tem 5,8 polegadas. A diferença está na tecnologia, porque é um ecrã OLED. Se tem um iPhone, vai notar a diferença nas cores, que serão bem mais vivas e naturais do que o habitual.

Isto se conseguir pôr as mãos num. Segundo o analista Ming-Chi Kuo da KGI Securities, conhecido pelas suas fontes na cadeia de fornecedores da Apple, só estarão a ser produzidas 10.000 unidades do iPhone X por dia — dará cerca de um milhão de unidades por trimestre, segundo a Business Insider. E isso é muito pouco para o nível de procura que a Apple costuma ter.

Oferta à parte, até porque a Apple poderá acelerar o passo entretanto, conte com uma nova tecnologia de reconhecimento facial para substituir o Touch ID e o botão Home. Na parte da frente, o iPhone X terá uma câmara para selfies e uma câmara de infravermelhos, que detetará o rosto do utilizador para desbloquear o telemóvel ou fazer pagamentos. É segura, garante a marca. Mas não é segura se tiver um gémeo, confessou a empresa. O iPhone X contará ainda com maior capacidade de bateria (até duas horas extra) e terá versões de 64 e 256 GB de armazenamento, com 3G de memória RAM, tal como o 8 Plus. Já o iPhone 8 terá apenas 2 GB. O preço começa nos (prepare-se) 999 dólares. As vendas arrancam mais tarde, a 27 de outubro.

A par do relógio e dos telemóveis, a Apple anunciou a chegada do 4K ao serviço Apple TV, para todos os atuais utilizadores. Falou também de uma placa indutora para carregamentos sem fios, que só chega no ano que vem e permitirá carregar tudo de uma vez: um smartphone, um relógio e os Air Pod, os auscultadores sem fios que a marca apresentou no ano passado e que também receberam aperfeiçoamentos esta terça-feira.

Contas feitas, talvez a grande novidade da Apple neste evento tenha sido ao nível do software. O iOS ainda é o grande elo entre os utilizadores e o iPhone, por ser mais intuitivo e dinâmico. Os novos iPhones virão com a versão 11, que trará também novos emojis animados: com a câmara de infravermelhos, vai poder animar as figuras com o seu rosto e enviá-las aos contactos. Esta já foi eleita a grande novidade, a avaliar pelo feedback nas redes sociais.

Sondagem: iPhone X vs. Galaxy S8

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bateria, OLED e Lisboa. A que sabem as novidades da Apple?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião