Apple vai atualizar iPhone 12 para evitar suspensão em França

Governo francês revelou que a Apple se prepara para lançar uma atualização de software nos próximos dias e evitar a suspensão das vendas do iPhone 12. Mas só no mercado francês.

O iPhone 12 foi lançado pela Apple em 2020Apple

A Apple deverá lançar uma atualização de software para o iPhone 12 nos próximos dias e resolver, assim, o problema da radiação que foi detetado pelas autoridades francesas. A empresa norte-americana tenta evitar que seja decretada a suspensão das vendas do telemóvel em França, e, potencialmente, noutros países da União Europeia (UE).

Segundo a BBC News, o ministro francês com a pasta do digital, Jean-Noel Barrot, garantiu que a Apple está a trabalhar numa atualização para lançar em breve, mas que só se aplicará aos utilizadores em França, onde, de acordo com a Apple, existe um protocolo de teste específico.

A informação surge depois de, no início da semana, o mesmo governante ter sido divulgado numa entrevista que tinha sido detetado um parâmetro de radiação ligeiramente acima do permitido no iPhone 12. Foi dado um prazo de 15 dias à Apple para resolver o problema, sob ameaça de recolha dos equipamentos em circulação, ainda que a empresa tenha assegurado não existir uma “preocupação” ao nível da saúde dos utilizadores.

Contudo, o facto de a atualização só se aplicar ao mercado francês suscita dúvidas sobre o que poderá ser decidido pelas autoridades de outros países. Alemanha, Bélgica e Itália foram alguns dos Estados-membros que anunciaram estar a analisar as conclusões e a medida tomada em França, tal como Portugal.

Esta quinta-feira, fonte oficial da Anacom disse ao ECO estar a “acompanhar a evolução da situação constatada em França, que já foi comunicada aos vários reguladores da UE”. “Estamos a analisar a situação e a acompanhar os desenvolvimentos, em articulação com o regulador francês”, acrescentou o regulador das comunicações.

Além disso, a Anacom lembrou que também realiza testes a telemóveis periodicamente. “A Anacom faz regularmente ações de supervisão que envolvem a fiscalização de equipamentos, por iniciativa própria ou na sequência de queixas que nos chegam. Aliás, já fez fiscalizações por sua própria iniciativa a equipamentos iPhone (modelo SE), em 2017, e não detetou na altura quaisquer desconformidades”, avançou fonte oficial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple vai atualizar iPhone 12 para evitar suspensão em França

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião