Já há 13 entidades para concorrer com bancos nos pagamentos

  • ECO
  • 5 Janeiro 2018

As instituições de pagamento devem ser previamente autorizadas pelo Banco de Portugal. SIBS, Raize, Easypay e Lusopay estão entre as entidades constituídas.

Já estão constituídas 13 entidades em Portugal para concorrer com os bancos nos pagamentos, ainda que a transposição da diretiva esteja atrasada, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios [acesso condicionado].

Quando esta entrar em vigor, os pagamentos deixarão de ser um exclusivo dos bancos e uma terceira entidade — entre banco e cliente — poderá vir a aceder aos dados das contas dos clientes bancários e iniciar pagamentos em nome do utilizador sem que este tenha de sair do site do comerciante em que está a adquirir um produto ou serviço.

“Até a presente data, já foi autorizada a constituição de 13 instituições de pagamento em Portugal”, disse fonte oficial do Banco de Portugal. Entre estas estão a SIBS, Raize, Easypay e Lusopay. “As instituições de pagamento devem ser autorizadas pelo Banco de Portugal, previamente ao início da prestação dos serviços de pagamento identificados na diretiva”, continua a mesma fonte.

A constituição destas instituições de pagamentos obedece a critérios, entre os quais constam a adoção da forma de sociedade anónima ou por quotas, a apresentação de dispositivos sólidos em matéria de governo da sociedade ou a definição de “mecanismos adequados de controlo interno, incluindo procedimentos administrativos e contabilísticos sólidos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há 13 entidades para concorrer com bancos nos pagamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião