Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 9 Janeiro 2018

A Europa está de volta, diz Macron. Bezos vê a sua fortuna crescer enquanto a GoPro desiste dos drones e despede funcionários. A boa sorte da Samsung pode ter fim à vista e a Altice faz um spin off.

Nada dura para sempre: nem o lugar de Bill Gates no topo do pódio dos homens mais ricos do mundo, nem o sucesso da Samsung, nem a série de golpadas de sorte (e popularidade) da GoPro. Jeff Bezos já vale mais do que o criador da Microsoft alguma vez valeu, há nuvens negras no horizonte da gigante coreana da tecnologia (e novas apostas à vista) e a GoPro pode mesmo estar à venda. Na China, Emmanuel Macron anunciou ainda outra mudança: a Europa está de volta… e apela ao comércio mais justo e equilibrado. Enquanto isso, a Altice separa a sua divisão norte-americana da europeia, esperando aliviar os receios dos investidores.

Financial Times

Altice avança com spin off dos EUA. Tem nova estrutura na Europa

A Altice NV vai separar a Altice USA da filial holandesa. Este spin off, anunciado pela operadora na segunda-feira à noite, não será a única alteração. Na Europa, a empresa também quer reestruturar as operações, numa tentativa de aliviar os receios dos investidores em torno da elevada dívida da Altice, que têm levado os preços das ações a cair nos últimos meses. Propõe pagar 1,5 mil milhões em dividendos.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

Bloomberg

Bezos já vale mais do que Gates alguma vez valeu

O património líquido do fundador e líder executivo da Amazon acaba de atingir os 105,1 mil milhões de dólares (cerca de 87,6 mil milhões de euros). Nos últimos 12 meses, o valor de mercado da gigante das compras online cresceu quase 57% e só este ano os seus títulos valorizam 6,6%. Essa evolução permitiu a Jeff Bezos substituir definitivamente Bill Gates no topo do pódio dos homens mais ricos. Estima-se que o criador da Microsoft teria uma fortuna liquida de 150 mil milhões de dólares (cerca de 125 mil milhões de euros), caso não tivesse doado uma parcela tão significativa da sua riqueza através da Fundação Bill & Melinda Gates.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

The Washington Post

Macron vai à China e leva comércio justo na agenda

A Europa está de volta. Foi essa a mensagem que serviu de mote à viagem de três dias de Emmanuel Macron à China. “Vim cá para dizer à China que estou determinado em trazer a parceria Europa-China para o século XXI”, sublinhou o Presidente Francês. Essa ligação deverá ser refletida na expansão dos acordos comerciais entre os dois países em causa e no equilíbrio da regulação sobre o investimento em ambos as nações. “Quero que definamos juntos as regras de uma relação equilibrada, na qual todos ganhem”, reforçou Macron.

Leia a notícia completa no The Washington Post (acesso livre / conteúdo em inglês).

CNN Money

GoPro desiste definitivamente do negócio dos drones. Pode estar à venda

A Go Pro está tremida e, possivelmente, à venda. A marca de “câmaras de ação” acusa uma fraca procura, que já levou ao despedimento de 20% da força de trabalho. A gama de drones Karma será das primeiras a extinguir-se: estes robôs abandonam o mercado assim que o inventário se esgotar, dadas as pressões regulatórias.

Leia a notícia completa na CNN Money (acesso livre / conteúdo em inglês).

Financial Times

Lucros da Samsung batem novamente recordes, mas há mudanças na trajetória

A Samsung tem uma nova aposta: o universo da condução autónoma. Os chips de memória têm sido a estrela entre as contas da Samsung, mas a marca de tecnologia prevê que este negócio esteja a atingir o pico – a seguir ao qual a trajetória é inevitavelmente descendente. A Samsung, que projeta bater um novo recorde nos lucros este trimestre, quer continuar no bom caminho à boleia de novos produtos.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião