Marcelo sobre Rio: “É importante haver alternativa ao Governo”

Marcelo Rebelo de Sousa insistiu esta terça-feira que é preciso haver uma alternativa clara ao atual Governo, após a eleição interna do PSD da qual Rui Rio saiu vencedor.

O Presidente da República desejou esta terça-feira as felicidades ao novo líder do PSD, Rui Rio, que na década de 90 foi o secretário-geral do PSD enquanto Marcelo Rebelo de Sousa era presidente do partido. Rio foi eleito no sábado passado o novo presidente social-democrata, sucedendo a Pedro Passos Coelho. Marcelo reagiu à eleição assinalando que o importante é haver uma alternativa.

“É importante que haja em Portugal várias soluções alternativas para o Governo do país”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações transmitidas pela RTP3 a partir do Palácio de Belém. Questionado sobre se, tal como disse António Costa, a relação entre o PS e o PSD vai melhorar, o Presidente da República não quis comentar.

Contudo, Marcelo disse que, “sendo possível haver diálogo e entendimentos de regime, muito bem“. Rui Rio tinha dito que, em certos temas, era necessário haver acordos alargados no Parlamento. Mas o próximo presidente do PSD só deverá estar ativo após o congresso nacional que se realiza de 16 a 18 de fevereiro. Esta segunda-feira o primeiro-ministro disse acreditar que terá um melhor entendimento com o PSD de Rui Rio, comparando com o que teve com o PSD de Passos Coelho.

Já Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “se não for possível, em qualquer caso há a hipótese dos portugueses escolherem entre os dois termos da alternativa”. Em outubro, após as autárquicas e o anúncio de saída de Passos Coelho, o Presidente da República tinha dito que era preciso ter em Portugal uma oposição “forte”, que “se constitua como alternativa de Governo”. Marcelo defendia que devia haver uma oposição, “em condições de poder substituir, se for essa a vontade dos portugueses, quem está no Governo em 2019”.

Nos debates com Pedro Santana Lopes, Rui Rio clarificou que suportaria um Governo minoritário do PS caso os socialistas ganhem as eleições, mas sem maioria. O objetivo principal do eleito presidente do PSD é afastar o BE e o PCP do poder. Rio rejeitou a ideia de um bloco central, referindo que prefere viabilizar o Governo mas discutir cada diploma individualmente no Parlamento.

Além disso, o Presidente da República comentou as iniciativas legislativas que foram apresentadas para promover a transparência no exercício de funções públicas. “Sempre fui defensor de tudo o que contribua para uma maior transparência na vida política”, disse, destacando que é preciso aumentar a credibilidade dos políticos. Marcelo pediu também “a aproximação dos políticos em relação aos eleitores para que estes acreditem mais no sistema político”.

(Notícia atualizada às 16h50 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo sobre Rio: “É importante haver alternativa ao Governo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião