Bolsa renova máximos de 2015. BCP sobe mais de 2%

O PSI-20 está a negociar nos valores mais elevados desde agosto de 2015, numa altura em que o BCP continua a escalada da última sessão.

A bolsa de Lisboa voltou a abrir em alta esta terça-feira, prolongando os ganhos já registados na última sessão. A impulsionar o principal índice acionista nacional está o BCP, que continua a escalada e sobe mais de 2%, depois de ter sido considerado “top pick” pelo JPMorgan, bem como a Mota-Engil, que anunciou um novo contrato na Costa do Marfim.

O PSI-20 está a valorizar 0,57%, para os 5.777,76 pontos, com 11 cotadas em alta, três em queda e as restantes ainda inalteradas. A bolsa volta assim a renovar máximos, negociando nos valores mais elevados desde agosto de 2015.

A contribuir para este movimento está o BCP, que abriu a subir mais de 2%. O banco liderado por Nuno Amado aliviou entretanto os ganhos e segue agora a apreciar 1,72%, para os 32,54 cêntimos. Isto depois de, na segunda-feira, o JPMorgan ter colocado o título do BCP como “top pick” no setor ibérico, subindo o preço alvo para 35 cêntimos.

Também a Mota-Engil está a contribuir para os ganhos do PSI-20, ao avançar 1,36%, para os 4,09 euros por ação. A construtora ainda está a beneficiar do anúncio de que ganhou um novo contrato na Costa do Marfim, para tratamento de lixo, um negócio que pode chegar aos 140 milhões de euros.

Ainda do lado dos ganhos, a Jerónimo Martins recupera das quedas da última sessão e está agora a valorizar perto de 0,5%, para os 17,58 euros por ação. Os CTT, que afundaram mais de 3% no fecho de segunda-feira, também estão a recuperar e sobem 0,4%.

Do lado das quedas, destaque para o setor energético. A EDP está a perder 0,14%, para os 2,88 euros por ação, e a EDP Renováveis recua 0,07%, para os 7,10 euros por ação. Já a Galp cai 0,03%, para os 16,37 euros por ação.

Lisboa acompanha a tendência positiva do resto da Europa, numa altura em que os investidores festejam o fim do shutdown nos Estados Unidos. O presidente norte-americano, Donald Trump, promulgou na madrugada desta terça-feira o financiamento temporário do Governo federal, até 8 de fevereiro, permitindo reabrir os serviços que foram encerrados parcialmente desde sábado.

Entre as principais praças europeias, destacam-se a alemã, que valoriza perto de 0,8%, e a espanhola, que avança 0,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa renova máximos de 2015. BCP sobe mais de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião