Donald Trump promulga financiamento que acaba com ‘shutdown’

  • Lusa
  • 23 Janeiro 2018

Encerramento parcial dos serviços estava em vigor desde sábado, 20 de janeiro. Presidente aprovou financiamento temporário até 8 de fevereiro.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, promulgou na madrugada desta terça-feira o financiamento temporário do Governo federal até 8 de fevereiro, permitindo assim reabrir os serviços, encerrados parcialmente desde sábado.

O encerramento parcial dos serviços (conhecido como ‘shutdown’) estava em vigor desde sábado, precisamente no dia em que Donald Trump celebrou um ano como Presidente dos EUA.

A Casa Branca defende que o Presidente ganhou este braço de ferro entre a maioria republicana e a minoria democrata e que os democratas “cederam” depois de Trump ter recusado negociar com eles sobre as questões da imigração até à reabertura das agências governamentais.

Os democratas aceitaram aprovar no Congresso o financiamento apenas até 08 de fevereiro, a troco do compromisso da maioria republicana de abrir o debate para regularizar a situação de cerca de 800 mil jovens indocumentados, conhecidos como “dreamers” (“sonhadores”, na tradução em português), que chegaram aos Estados Unidos ainda crianças.

A medida tinha sido aprovada esta segunda-feira pelo Senado e pelo Congresso, faltando apenas a assinatura de Donald Trump para entrar em vigor.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump promulga financiamento que acaba com ‘shutdown’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião