Afinal, apoio à creche para os filhos dos trabalhadores da Autoeuropa é uma exceção? Governo diz que não

O Ministério da Segurança Social diz que a opção está em cima da mesa, mas este "não é um apoio a conceder exclusivamente aos trabalhadores da Autoeuropa".

A Segurança Social poderá vir a pagar a creche ao sábado para os filhos dos trabalhadores da Autoeuropa. Contudo, o Governo rejeita que este seja um apoio “exclusivo”. O Ministério liderado por Vieira da Silva enviou um esclarecimento às redações onde explica que este apoio pode ser dado às creches com acordo com a Segurança Social se os pais atestarem a sua necessidade.

O Ministério da Segurança Social explica que o apoio de “complemento de horário em creche” está previsto nos acordos entre as IPSS e a Segurança Social. O gabinete de Vieira da Silva refere que, regra geral, esse apoio é dado a IPSS que funcionam perto de empresas ou instituições onde existe trabalho por turnos. É isso que deverá acontecer na Autoeuropa, após a reunião desta quarta-feira entre os serviços da Segurança Social e os recursos humanos da empresa.

Este apoio, pago à IPSS, pode ser concedido quando numa creche com acordo de cooperação com a Segurança Social os pais das crianças atestem necessidades de horários alargados ou horário de funcionamento ‘distinto’ de modo a que a creche assegure um horário ajustado às necessidades parentais”, explica o Governo no mesmo esclarecimento.

Dado que pode ser solicitado pelos pais e IPSS, o Executivo rejeita a ideia de que este é um apoio de exceção dado à empresa de automóveis. “Não é um apoio a conceder exclusivamente aos trabalhadores (as) da Autoeuropa“, defende o gabinete de Vieira da Silva, assinalado que, além disso, esta solução “ainda está a ser avaliada”. Esta terça-feira de tarde, fonte governamental tinha dito à Lusa que a Segurança Social já identificou as vagas em IPSS onde os trabalhadores da Autoeuropa poderão deixar os filhos nos sábados de trabalho.

O Ministério conta que foi a comissão de trabalhadores da Autoeuropa que pediu a intervenção do Executivo de forma a encontrar uma solução para as famílias cujos trabalhadores estão a trabalhar por turnos ou ao sábado devido aos novos horários. O apoio é “uma das possibilidades a considerar caso se verifique a disponibilidade por parte de instituições sociais que desenvolvam a resposta social creche com acordo de cooperação com a Segurança Social”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal, apoio à creche para os filhos dos trabalhadores da Autoeuropa é uma exceção? Governo diz que não

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião