Trabalhadores dos CTT vão fazer greve a 23 de fevereiro contra despedimentos e fecho de lojas

Os trabalhadores dos CTT vão manifestar-se a 23 de fevereiro contra o encerramento de lojas e o despedimento de 800 trabalhadores.

Os sindicatos dos CTT vão convocar uma greve geral para o dia 23 de fevereiro, avançou o Expresso. Eduardo Rito, dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), confirmou ao ECO que os trabalhadores vão manifestar-se contra os despedimentos e encerramento das estações de correios.

Os trabalhadores dos CTT vão reunir-se no Marquês de Pombal, em Lisboa, às 14h30 do dia marcado, para dar início à manifestação. A greve geral foi convocada por três maiores sindicatos, o SNTCT, SINDETELCO e SINCOR, aos quais se junta o SINTTAV. Também a Comissão de Trabalhadores apoia a iniciativa de protesto.

Esta é a terceira greve num período de dois meses. Ao ECO, Eduardo Rito explicou que os trabalhadores irão protestar contra “a tentativa de despedir 800 trabalhadores“, quando defendem que deveria existir um reforço para colmatar a “fraca qualidade do serviço“. “A distribuição já não é diária”, critica o dirigente. Quanto ao encerramento de lojas, os manifestos são motivados também por potenciais perdas ao nível da proximidade.

Os CTT já manifestaram a intenção de despedir 1.000 trabalhadores até 2020 — 200 este ano e 800 nos próximos três. Neste âmbito, já 140 trabalhadores aderiram a processos de rescisão. Os balcões também já começaram a encerrar: fecharam já oito dos 22 previstos, um pouco por todo o país. Quanto à qualidade do serviço, as falhas têm sido denunciadas pelos utentes. O Movimento de Utentes de Serviços Públicos considerou que o serviço prestado pelos CTT demonstra uma “degradação como não há memória no país“.

(Notícia em atualizada com mais informação às 14h22)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores dos CTT vão fazer greve a 23 de fevereiro contra despedimentos e fecho de lojas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião