Morreu o fundador da Ikea

Ingvar Kamprad morreu aos 91 anos.

Ingvar Kamprad, o fundador da Ikea.

Morreu o fundador da empresa sueca de móveis Ikea. A empresa fez o anúncio este domingo, após o sueco ter morrido no sábado. Ingvar Kamprad tinha 91 anos.

“O fundador da Ikea, e um dos maiores empreendedores do século XX, Ingvar Kamprad, morreu de forma pacífica, na sua casa em Smaland, na Suécia, a 27 de janeiro”, revelou a empresa em comunicado. A Ikea assinala que o seu fundador será “lembrado calorosamente” pelos trabalhadores.

Trabalhou até ao fim da sua vida, mantendo-se fiel ao seu próprio lema de que a maior parte das coisas está por fazer.

Ikea

O Ingvar Kamprad foi um grande empreendedor típico do sul da Suécia — trabalhador e teimoso, com muito calor“, descreve o comunicado, destacando que “trabalhou até ao fim da sua vida, mantendo-se fiel ao seu próprio lema de que a maior parte das coisas está por fazer”.

De acordo com a BBC, o fundador da multinacional sueca enfrentou problemas por causa das suas ligações nazi no passado. Posteriormente, Kamprad referiu-se a esse tempo da sua vida como o seu “maior erro”. Tendo nascido em 1926, o empresário fundou a Ikea apenas com 17 anos. A simplicidade acabaria por levar a empresa ao sucesso na Suécia e, posteriormente, a espalhar-se por todo o mundo.

Segundo a Reuters, foi em 1956 que o negócio despontou com as inovações apresentadas ao nível do mobiliário e da sua montagem. A empresa atualmente tem receitas na ordem dos 50 mil milhões de euros.

Kamprad foi criado na pequena vila de Agunnaryd, de acordo com a biografia disponível no site da Ikea. Antes de ser adulto, o empresário já vendia vários objetos aos seus vizinhos, nomeadamente fósforos. Só na década de 40 é que começa a avançar com inovações como a exploração das possibilidades do design, a publicidade, o uso do catálogo e do showroom como uma forma de chegar aos clientes.

É na década de 60 e 70 que o conceito da Ikea como conhecemos atualmente se forma. A empresa expande-se com a abertura de novas lojas. Nos anos 80, a Ikea dá o salto para outros mercados: Estados Unidos, Itália, França e Reino Unido são os primeiros. Na década de 90, a aposta da multinacional foi tornar a mobília adaptada às crianças.

Com a viragem do século, a empresa expande-se para ainda mais mercados onde se inclui a Rússia e o Japão. Em 2017, segundo os dados disponibilizados pela empresa no seu site, existiam 355 lojas espalhadas por todo o mundo. A Ikea emprega 149 mil pessoas, sendo que mais de metade são mulheres. A empresa passou a ser gerida por Jesper Brodin desde maio do ano passado.

Em Portugal, existem cinco lojas da cadeia sueca, em Alfragide e Loures (Lisboa), Braga, Matosinhos (Porto) e Loulé, no Algarve.

(Notícia atualizada às 11h51 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu o fundador da Ikea

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião