EDP investe em empresa israelita de cibersegurança

Empresa de capital de risco da EDP investe na Aperio, empresa israelita de cibersegurança. Primeiro contacto entre as duas surgiu no Web Summit de 2016.

A EDP Ventures, empresa de capital de risco do grupo EDP, investiu na Aperio Systems, uma empresa israelita de cibersegurança, anunciou o grupo liderado por António Mexia em comunicado.

O investimento de 4,5 milhões de dólares (cerca de 3,6 milhões de euros) foi feito em conjunto pela EDP Ventures, a Data Point Capital e a Scopus Ventures. No comunicado não é referido qual a percentagem adquirida.

Segundo o comunicado da EDP, “o financiamento vai ajudar a apoiar o crescimento e o desenvolvimento que a Aperio Systems tem registado a nível global”.

O primeiro contacto da elétrica portuguesa com a Aperio surgiu no âmbito do Web Summit 2016, altura em que contratou a empresa israelita para proteger os seus ativos de gestão térmica. Posteriormente a EDP voltou a encontrar-se com a Aperio no programa de desenvolvimento de startups Free Electrons- Global Startup Acceleration Program, tendo a empresa israelita eleita a startup de energia mais inovadora.

Luís Manuel, membro do conselho de administração da EDP Inovação/EDP Ventures, assegura através de comunicado que a Aperio Systems “oferece resiliência e segurança”.

A empresa israelita foi pioneira na tecnologia de deteção de manipulações artificiais de dados de processamento industrial. Desde o valor do caudal de gás numa refinaria de petróleo, aos valores de temperatura e rotação de turbinas numa central elétrica, passando pelos níveis de cloro das redes de abastecimento de água. A EDP diz mesmo que “a tecnologia Data Forgery Protection da Aperio Systems, fornece a última linha de defesa na proteção de ativos críticos contra ataques internos e externos”.

Já o CEO da Aperio Systems, Michael Shalyt, adianta que está entusiasmado “com o voto de confiança da EDP”. “Estamos contentes com as possibilidades oferecidas através dos investimentos da EDP Ventures, da Data Point Capital e da Scopus Ventures, o que nos permite expandir a presença da Aperio Systems globalmente, para proteger infraestruturas críticas e garantir a qualidade dos dados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP investe em empresa israelita de cibersegurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião