Um projeto do mundo inspirado na tradição portuguesa

Christian e Patricia criaram a Pack Deco, um projeto em que fotografam produtos tradicionais de todo o mundo com o objetivo de não os deixar cair no esquecimento.

Este projeto nasceu inspirado na tradição portuguesa, mas foi posto em prática por um italiano e uma americana. Deslocados de casa e a viver em Portugal, o casal coleciona produtos das marcas mais tradicionais, conseguidos durante as viagens que vai fazendo, publicando-os depois numa página das redes sociais que criaram para o projeto, com o objetivo de ajudar a que não caiam no esquecimento.

Christian Vismara mudou-se para terras lusitanas há quase quatro anos, para frequentar o mestrado em Engenharia Informática. Com o curso completo, voltou a Itália mas ficou a gostar tanto de Portugal que decidiu regressar passados alguns meses. Desde que voltou, sempre houve algo que o cativou na capital: a cultura e as tradições. Certo dia, decidiu começar a colecionar produtos tradicionais portugueses, muitos deles quase em extinção. A inspiração nasceu na pasta medicinal Couto, criada em 1932, e não tardou até se juntarem mais produtos à coleção, e mais países. Chegavam produtos de todos os cantos do mundo, das viagens que ia fazendo e outros trazidos por amigos. A certa altura, surgiu a ideia.

Pasta Medicinal Couto.Pack Deco

Quando cheguei a Portugal, pela primeira vez, percebi que Lisboa era uma cidade com muita tradição e que muitas partes da cidade ainda mantinham a sua ‘forma’ original. Já estava a colecionar esse tipo de produtos só para mim. Então falei com a minha namorada e ela também gostou da ideia”, conta ao ECO o fundador da Pack Deco. “Então pensei: ‘Porque não partilhar isto com outras pessoas’?” Nasceu assim o projeto Pack Deco, onde Christian e a namorada, Patricia Keleher, bailarina na Companhia Nacional de Bailado, fotografam produtos tradicionais e publicam-nos na página do Instagram.

O nome para o projeto — Pack Deco –, deriva de “packaging” (nomes atribuídos aos produtos) e “deco”, com um “sabor mais vintage”. A ideia, explicam os fundadores, tem como base dois pontos: o “gosto pelo design e pela estética dos produtos“, que dizem poder servir como objetos de decoração, e o facto de acreditarem “na história por trás desses produtos“. “A pasta Couto foi a inspiração do projeto, nós tentamos ajudar esse tipo de marcas ao dar o nosso contributo para as ajudar a sobreviver no mercado de hoje, controlado maioritariamente pelas multinacionais. Como se torna mais difícil para essas marcas apostarem no marketing, tentamos ajudar com isso“, conta Christian.

Christian Vismara e Patricia Keleher, fundadores do projeto.Bruno Simão

Olhando para as fotos tiradas pelo casal de namorados e empreendedores, a ideia que fica é a de um trabalho profissional, realizado num estúdio. No entanto, ambos desmitificam. “É tudo feito no meu quarto. Colocamos um papel colorido atrás do produto e as fotos são tiradas com o iPhone, tudo muito simples. No final damos uns toques da edição, mas nada profissional. Tudo o que sabemos, fomos aprendendo com a prática“, revelam. E, apesar de não ser nada profissional, o projeto já conta com algum investimento. Dos cerca de 150 produtos comprados por Christian e Patricia, foram investidos “à volta de 600 euros, sendo que, em média, cada um custa cinco euros”.

Mas os projetos não ficam por aqui. Em breve, a equipa da Pack Deco pretende tornar as fotos em posters e vendê-los, dado os vários pedidos que têm recebido. “Muitas pessoas têm-nos perguntado se podíamos partilhar as imagens em alta resolução, para depois imprimirem. Foi aí que pensámos: ‘Porque não as imprimirmos nós e vendemo-las?‘”, lembra. Ao mesmo tempo, diz, “acaba por funcionar com publicidade para o projeto”. Para além disso, está também em cima da mesa a ideia de revender os produtos, uma vez que “são quase impossíveis de encontrar na Internet“. Por último, mas não menos importante, o jovem casal conta que um dos desafios que tem pairado sobre ambos é o de escrever um livro com a história de cada produto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um projeto do mundo inspirado na tradição portuguesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião