“Portugal, o outro país do design”, diz o Le Monde
O jornal francês dá destaque ao design nacional num artigo que intitula Lisboa, Porto e Braga como os novos "tanques criadores" do mundo do design.
O jornal francês Le Monde está atento a Portugal — nomeadamente, no que toca ao design. Dá destaque a espaços em Lisboa, Porto e Braga onde as obras de design se fazem de cortiça, madeira, vidro ou cerâmica. O artesanato local é outro dos pontos fortes.
Portugal convida os estrangeiros à visita, mas as marcas de design não se cingem às fronteiras. Segundo o Le Monde, estas são cada vez mais procuradas “em todas as feiras pela Europa”, com o selo Inspiring Portugal. Em abril, as peças em vidro dos jovens designers portugueses brilharam na Semana do Design de Milão. Em maio, a marca A Vida Portuguesa associou-se à loja parisiense O Tesouro para ser palco a mais jovens talentos.
Já existiam alguns marcos no design em Portugal, como a coleção de loiça da autoria da designer Raquel Castro e de Francisco Vieira Martins que o MOMA, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque quis exibir. A cadeira Gonçalo, da marca Arcalo, é presença obrigatória nas esplanadas de norte a sul. Mas os sucessos continuam a emergir, tanto pelo Príncipe Real em Lisboa, como na galeria Show Me em Braga ou no Porto, considerado o berço.
Quem o diz é o Le Monde: “Portugal está bem preparado para finalmente colocar sua marca no setor“. Os materiais de sempre — cortiça, vidro, cerâmica — a técnica de artesanato e o passado industrial do país podem agora transformar-se à luz da cultura contemporânea e projetar assim o design nacional. O jornal destaca ainda o papel do designer Marco Sousa Santos na projeção do da atividade, que tem promovido através de projetos como o Proto Design ou o bienal Experimenta Design.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Portugal, o outro país do design”, diz o Le Monde
{{ noCommentsLabel }}