A Microsoft tem novidades. Entre elas, um computador novo para designers

Num evento em Nova Iorque, a marca apresentou a próxima atualização para o Windows 10, uns óculos de realidade virtual, um computador fixo cheio de novidades e... o programa Paint vai ser redesenhado.

São novidades da Microsoft e foram apresentadas esta quarta-feira em Nova Iorque: uma grande atualização para o Windows 10, uns óculos de realidade virtual, um computador fixo (isso mesmo) e uma atualização ao portátil Surface Book, entre outros pormenores que veremos mais adiante.

Windows 10 “Creators Update”

Comecemos pelo Windows 10, o sistema que desde o ano passado dá vida a todos o dispositivos da marca. A próxima atualização chamar-se-á “Creators Update” e o foco são as pessoas. Mais propriamente os elementos do círculo mais próximo do utilizador, que estarão no centro da experiência. Haverá novas formas de interagir, incluindo figuras tridimensionais para partilhar com os amigos.

Também existirão novas ferramentas 3D e, para os jogadores, de transmissão de vídeo. O Windows 10 “Creators Update” deverá estar disponível nos primeiros meses de 2017.

Windows VR

Depois da incursão pelos caminhos da realidade aumentada, a Microsoft lançou-se agora no campo da realidade virtual. Para isso, apresentou uns óculos que vão custar aproximadamente 275 euros (300 dólares) e terão o mesmo sistema holográfico dos óculos irmãos, os HoloLens.

Não se sabe muito mais acerca deste gadget, nem quando começará a ser vendido. Apenas que será fabricado por várias marcas em parceria: HP, Dell, Lenovo, Asus e Acer.

Surface Studio

03_devices_landing_post_feature_center_1920_1600x900_latest

Esta é uma grande novidade, tanto em surpresa como em tamanho. Por um lado, porque é o primeiro computador fixo fabricado pela Microsoft. É um “tudo-em-um” com 28 pixels de diâmetro, 2 TB de armazenamento, placa gráfica GeForce 980M e processador Intel i7, o que significa que tem recursos suficientes para suportar tarefas mais exigentes.

Outra novidade é que o enorme ecrã é tátil e pode ser colocado quase na horizontal, transformando-se numa mesa gráfica gigante, feita a pensar nos designers. Com os recursos do Windows 10, incluindo a versão completamente redesenhada do Paint com suporte para 3D.

Também tem uma caneta stylus como os híbridos com o mesmo nome e um novo dispositivo cilíndrico, o Surface Dial, que em contacto com a superfície do ecrã permite mudar as cores, fazer zoom no trabalho ou mudar os pincéis. O Surface Studio vai custar aproximadamente 2750 euros (3000 dólares) e o melhor mesmo é ver o vídeo:

Surface Book i7

Não é um computador novo, mas é uma atualização ao Surface Book apresentado pela Microsoft no ano passado. A diferença estará no processador e na bateria: terá mais autonomia e o último processador da gama i7 da Intel.

Deverá esta disponível já em novembro — para já, não em Portugal — e as pré-encomendas já começaram. Custa aproximadamente 2200 euros (ou 2400 dólares).

03_devices_landing_post_feature_imagepriority_surfaceo_1920_1040x585_latest

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Microsoft tem novidades. Entre elas, um computador novo para designers

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião