Cahora Bassa prepara-se para entrar na bolsa de Moçambique

  • Lusa
  • 12 Fevereiro 2018

A empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa prepara-se para entrar no mercado de valores moçambicano através da dispersão de um bloco de 7,5% do seu capital na bolsa.

A empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) lançou esta segunda-feira um concurso para encontrar um parceiro para a operação de dispersão na Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) de 7,5% das suas ações, anunciou a empresa.

A firma vai selecionar uma “entidade líder de intermediação financeira para prestar serviços relacionados com a organização, registo, obtenção de autorização, publicitação, lançamento e execução da oferta pública de venda (OPV) de ações da HCB”, anuncia em comunicado.

A OPV ainda não tem data marcada e foi anunciada pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, a 27 de novembro de 2017.

A empresa espera “contribuir para a promoção da inclusão económica dos moçambicanos, bem como para a consolidação da credibilidade da HCB junto dos principais participantes no empreendimento, nacionais e internacionais, com enfoque para as instituições financeiras”.

[A empresa espera] contribuir para a promoção da inclusão económica dos moçambicanos, bem como para a consolidação da credibilidade da HCB junto dos principais participantes no empreendimento, nacionais e internacionais, com enfoque para as instituições financeiras.

Hidroeléctrica de Cahora Bassa

Comunicado

A HCB é detida a 85% pelo Estado moçambicano, depois do acordo de reversão com Portugal, celebrado em 2007.

Situada no rio Zambeze, na província de Tete, centro de Moçambique, a barragem é a maior da África Austral, com construção iniciada em 1969 e operação a partir de 1977.

Além de abastecer o mercado de Moçambique, a HCB fornece energia elétrica a vários países da África Austral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cahora Bassa prepara-se para entrar na bolsa de Moçambique

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião