Atenção, há uma app eFatura que não é o E-Factura oficial

  • ECO
  • 13 Fevereiro 2018

A história é contada esta terça-feira pelo jornal Público e dá conta da existência de uma aplicação para telemóveis parecida com o E-Factura, mas que não é um projeto da autoridade tributária.

“Chama-se eFatura, mas não é o E-Factura”, conta o jornal Público na edição desta terça-feira [Acesso Condicionado]. É uma aplicação para telemóveis, facilmente confundível com o sistema E-Factura da Autoridade Tributária, mas não é uma tecnologia programada por esta entidade, embora possibilite aos contribuintes gerir nos seus telemóveis a conta do portal do E-Factura.

Diz o jornal que a app permite fazer um sem número de tarefas: “desde validar as faturas emitidas com o número de contribuinte, a consultar estatísticas detalhadas das despesas, passando por uma funcionalidade que permite ver num mapa o local onde se comprou um produto e acompanhar o valor do benefício já acumulado para o IRS”.

E o que diz o Fisco? A autoridade tributária diz-se “alheia à criação e desenvolvimento” da app e refere que “em tempo oportuno, comunicou esse facto às autoridades competentes”. Por ser uma aplicação não oficial, a Comissão Nacional de Proteção de Dados também recomenda que os contribuintes ponderem se a querem utilizar.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Atenção, há uma app eFatura que não é o E-Factura oficial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião