BCE: Madrid critica socialistas espanhóis por negarem apoio a De Guindos
Madrid critica socialistas espanhóis por não apoiarem candidatura ao BCE de Luis de Guindos. Salienta que apoiou Mário Centeno, mesmo sendo o português de outra família política.
O Governo espanhol de direita criticou, esta sexta-feira, o PSOE (socialistas) por não apoiar a candidatura de Luis de Guindos ao BCE, dando como exemplo o apoio que Madrid deu ao socialista português Mário Centeno, apesar de ser de outra família política.
“Apoiámos o candidato português porque era o melhor candidato, não porque era socialista”, disse o ministro porta-voz do executivo espanhol, Inigo Méndez de Vigo, considerando ser “muito estranho que um partido [PSOE] que teve responsabilidades governativas não apoie o candidato espanhol e apoie o de outro país”.
Méndez de Vigo também condenou a posição do PSOE, que considerou a candidatura de De Guindos “um desprezo às mulheres”, mas que depois votou “por um senhor”, em referência ao candidato irlandês, Philip Lane.
O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, e o governador do banco central da Irlanda, Philip Lane, são os dois candidatos ao lugar que o português Vítor Constâncio vai deixar vago na vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE) no final de maio.
Os ministros das Finanças dos países membros da zona euro vão eleger um dos candidatos na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, por maioria qualificada (pelo menos 14 dos 19 países da Zona Euro) e no dia seguinte os ministros das Finanças da União Europeia (UE) aprovarão a nomeação formalmente.
O Governo espanhol assegura que já tem garantidos os apoios necessários para a eleição de Luis de Guindos, tendo os executivos socialistas de Portugal, Eslováquia e Malta manifestado esse apoio publicamente.
A decisão final sobre o próximo vice-presidente do BCE será tomada pelos chefes de Estado e de Governo da UE numa reunião que vão ter em Bruxelas em 22 e 23 de março.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE: Madrid critica socialistas espanhóis por negarem apoio a De Guindos
{{ noCommentsLabel }}